Uma das mais importantes etapas em uma empresa diz respeito ao planejamento estratégico. Isso vale tanto para aquelas empresas que já estão em atividade há algum tempo quanto para aquelas que estão iniciando ou vão iniciar seus negócios.
O problema é que muitos empresários negligenciam o planejamento estratégico e isso acontece, muitas vezes, por falta de conhecimento. E o resultado dessa negligência é a empresa caminhar sem um rumo predefinido.
O que é planejamento estratégico?
Planejamento estratégico é uma ferramenta empresarial que define e estrutura ações que serão tomadas durante um determinado período de tempo, visando o alcance dos resultados esperados. Juntamente com a estruturação das ações, é criado um plano para execução e, obrigatoriamente, metas devem ser estipuladas para que o planejamento faça sentido.
O planejamento estratégico deve ser elaborado não apenas na abertura da empresa ou no início de cada ano. O ideal é que a cada lançamento de um novo produto ou serviço ou, até mesmo, durante momentos de dificuldades da empresa, ele seja desenvolvido para aquela situação específica.
Como fazer o planejamento estratégico?
Três pilares sustentam o planejamento estratégico. São eles:
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O objetivo da empresa, ou seja, que resultados ela espera alcançar;
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O que fazer para alcançar os objetivos (definição de ações); e
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Quais e quanto de recursos serão necessários.
Portanto, antes de qualquer coisa, é preciso ter definido em que lugar se pretende chegar. A partir disso, será possível mensurar os recursos necessários e definir as ações.
E, por falar em ações, não basta defini-las, é preciso estruturá-las, determinando quais e quantos recursos serão necessários para a sua execução.
Ao estabelecer as ações, é recomendável trabalhar com alguns cenários para o caso de haver resultados diferentes do esperado. Nesse caso, quando não se trabalha com cenários e os resultados não são como o esperado, os gestores acabam não tendo subsídios para a tomada de decisão.
Abaixo constam cinco dicas práticas para aumentar a probabilidade de os resultados serem de acordo com os esperados:
1. Capacite e motive sua equipe
Um dos segredos para o planejamento estratégico alcançar resultados satisfatórios é ter um equipe focada em alcançá-los.
Por isso, capacite e motive a sua equipe. Proporcione treinamentos de capacitação com foco em resultados e promova ações motivacionais para seus colaboradores.
2. Elabore o planejamento financeiro
O planejamento financeiro é fundamental sob todos os aspectos. Com um correto planejamento das finanças, será possível alocar os recursos de forma racional para realizar as ações previstas no planejamento estratégico.
Os recursos financeiros são fundamentais para que a execução das ações sejam adequadas. E não esqueça que o planejamento financeiro também faz parte do estratégico.
3. Acompanhe periodicamente os resultados alcançados
O acompanhamento dos resultados é imprescindível para o sucesso do projeto. Isso porque o acompanhamento permite que medidas sejam tomadas sempre que os resultados estiverem em desacordo com as metas.
4. Realize adequações sempre que necessário
Como já foi dito, medidas devem ser tomadas para correção ou adequação do planejamento. Dificilmente, os resultados serão exatamente iguais ao que foi planejado. Dessa forma, se faz necessário adequar as ações aos resultados, sejam eles positivos ou negativos.
5. Defina metas ousadas, porém, realistas
As metas dão sentido ao planejamento. Sendo assim, as metas devem ser ousadas, com vistas a resultados excelentes. No entanto, essas metas devem ser alcançáveis. Metas inalcançáveis, causam frustração e desmotivação na equipe.
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