Precisa de ajuda para definir o melhor preço de venda do seu produto ou serviço, cobrindo todos os custos de produção, as despesas fixas e, ainda, gerando o lucro desejado? Então continue a leitura e confira as dicas que preparamos.

O que é preço de venda?

Como o próprio nome sugere, trata-se daquele valor pelo qual o produto ou serviço será ofertado ao consumidor final.

É preciso ter em mente que um negócio, independentemente do seu porte, é feito para gerar lucro e renda para os seus proprietários. Portanto, é importantíssimo que o preço de venda vá além da cobertura dos seus próprios custos de produção.

Portanto, vale citar aqui uma dica muito valiosa: tome nota de cada um dos gastos que se tem com a determinada atividade de venda, seja de produto ou de serviço. Esses dados farão total diferença na hora de definir o preço de venda ideal para cada caso.

Por fim, outra variável que precisa ser definida é o quanto se pretende, enfim, lucrar com a venda, levando em considerações as necessidades e até as qualificações de cada profissional.

Com essas informações mapeadas, é chegado o momento de entender se aquele valor que se pretende cobrar corresponde com o que vem sendo praticado pelo mercado, de modo a garantir de que o preço definido possui condições de competir livremente com os concorrentes.

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço

É comum que, mesmo já sabendo um pouco do que falamos acima, algumas pessoas ainda encontrem dificuldades na hora de definir o preço de venda do seu produto ou serviço, gerando uma precificação equivocada e que não atende às necessidades de produção e/ou não gera o lucro desejado.

Independentemente do que se está vendendo, é necessário considerar também os gastos com energia elétrica, água, internet, aluguel, gás e outras contas do gênero, especialmente ao ter um local físico na atividade.

Se a empresa contar com algum funcionário, os gastos com essa contratação também precisam ser considerados na hora de definir o preço de venda do produto ou serviço, de modo proporcional.

Em termos práticos, quando a intenção é vender um produto, entenda muito bem quanto custa o produto (sua produção ou sua compra para revenda, considerando detalhe como o frete, por exemplo).

Partindo disso, defina o valor de mão de obra proporcional para aquele produto, no caso de ele ter sido confeccionado pelo proprietário ou mesmo por um profissional contratado.

Feito isso, soma-se o custo de produção ou de compra do produto, a mão de obra proporcional do profissional e o proporcional dos custos fixos de funcionamento (água, energia elétrica, etc.) para chegar ao valor de custo total sem lucros.

Quanto ao serviço, funciona basicamente da mesma forma, estando atento para a possibilidade da prestação do serviço necessitar da atuação de outros profissionais ou empresas, custos que devem ser considerados como custos de produção.

Outra mudança importante é que a prestação de serviço deve ser precificada levando-se em conta o emprego de horas úteis de quem o presta e, proporcionalmente, os gastos com qualificação.

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