Sistemas CRM e ERP oferecem ferramentas poderosas para aumentar a lucratividade de uma empresa. Em alguns casos, algumas dessas ferramentas vão além e oferecem a compatibilidade para integração de um com o outro. Alguns sistemas de ERP podem até chegar a integrar versões leves ou muitas das ferramentas de um CRM.

Mas existem algumas diferenças fundamentais entre os princípios e funcionalidades centrais de cada sistema.

Vamos então explorar um pouco mais dessas diferenças e o que elas podem significar para sua empresa.

O que é CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), e foi especificamente criado para aumentar e aprimorar todo o processo das vendas e relacionamento com os clientes, sejam eles novos ou antigos. O faz ao permitir ao gestor que proporcione experiências consistentes e de alta qualidade para os clientes assíduos ou em prospecção.

CRM é basicamente é sobre aprimorar sua habilidade de conexão com possíveis clientes. Uma boa relação fideliza o cliente e o aumento de fidelizações aumenta a sua lucratividade a médio e longo prazo.

Sendo assim, pode se dizer que o CRM é a visão de dentro para fora da sua empresa. O canal que faz a interação da empresa com o público, especialmente entre as equipes de venda e marketing com os clientes.

Um sistema CRM bem implantado pode ajudar essas equipes a por exemplo:

  • Melhorar o tempo de resposta
  • Identificar novas tendências
  • Construir campanhas de marketing assertivas
  • Automatizar processos repetitivos
  • Analisar padrões de compras
  • Garantir a qualidade no atendimento ao cliente

O que é ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais), e foi criado para aprimorar a eficiência dos processos de uma empresa, reduzindo os custos e despesas gerais.

Enquanto o CRM tem enfoque nos processos de prospecção e interação com clientes, o ERP engloba todos os aspectos do funcionamento do negócio. Se o CRM tem como objetivo final aumentar as vendas, aumentando assim o rendimento da empresa, o ERP objetiva a redução dos gastos ao facilitar e automatizar as operações da empresa.

Sendo assim, se dizemos que o CRM olha para fora, o ERP é o olhar para dentro, verificando a eficiência de tudo que se faz dentro da empresa.

Um sistema ERP bem implantado pode auxiliar no:

  • Acompanhamento dos processos da empresa
  • Ligação entre diferentes departamentos
  • Planejamento de negócios
  • Ordens de processamento, atualização e consulta de contas e programação de alertas e gatilhos
  • Gestão de produção e redes de fornecimento
  • Recrutamento e contratação
  • Gestão da folha de pagamento, benefícios e informações pessoais.

CRM ou ERP?

Caso você precise escolher entre eles, existem três fatores a se considerar: necessidade, investimento e escala.

Existem muitas similaridades entre os dois, mas cada um serve a uma necessidade diferente. CRM é construído para alavancar números de venda enquanto o ERP visa diminuir gastos.

Vale ressaltar que sistemas CRM tendem a ser mais baratos que os ERP, mesmo que nos dois casos os investimentos demonstrem rapidamente serem assertivos.

E finalmente, CRM tende a mostrar mais claramente benefícios para pequenas e médias empresas, com espaço para crescimento, por ajudar a alavancar os números de venda. Enquanto o ERP tende a beneficiar proporcionalmente empresas maiores, para quais um sistema eficiente de redução de custos pode, em escala, gerar potencialmente grandes retornos no seu investimento.

É claro que grandes empresas não costumam se dar ao luxo de ignorar uma ferramenta que aumente vendas, por esse motivo essas empresas geralmente utilizam sistemas de ERP e CRM integrados.

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