Conhecer o break even é fundamental para ter uma noção precisa da viabilidade do seu negócio.

Break even é o termo utilizado na economia para indicar o ponto entre as despesas e a receitas de uma empresa. Quando os cálculos indicam que o negócio atingiu o ponto de equilíbrio isso significa que os custos e as despesas totais são iguais à receita total, ou seja, o empreendimento não teve lucro nem prejuízo.

Resumidamente, o ponto de equilíbrio é o patamar de operação da empresa em que as receitas se igualam com as despesas.

Conhecer o break even é fundamental, pois assim, você terá uma noção precisa da viabilidade do seu negócio. É um ponto de referência do planejamento e da execução de suas atividades já que, ao conhecê-lo, você consegue entender, claramente, o nível de vendas necessário para cobrir todos os custos envolvidos em sua operação. É a partir do break even que seu empreendimento pode começar a dar lucro.

Entretanto, além desses, devem ser levados em conta os custos que causam impacto na rentabilidade do seu negócio. Para isso, é fundamental que você conheça bem as relações entre suas receitas e seus custos. É imprescindível saber exatamente quais custos aumentarão ou se manterão quando houver aumento no volume de vendas, bem como qual o preço praticado para que recupere seus investimentos.

Esse processo de entendimento passa pelo conhecimento de cada um dos aspectos que compõem o cálculo do breakeven point. São eles:

Custos variáveis: os custos variáveis correspondem basicamente a todas as despesas para produzir seu produto ou para executar seu serviço. Ou seja, relacionam-se em proporção direta ao desempenho das suas vendas: quanto mais você vender, maiores serão seus custos variáveis.

Custos fixos: alguns custos se mantêm, independentemente do seu volume de vendas. Alguns exemplos de custos fixos:

  • Aluguéis de escritórios, lojas, armazéns, fábricas ou outras instalações;
  • Salários base e os salários dos empregados, planos de benefícios a empregados, contratos de manutenção, contratos de serviços de limpeza e segurança, contratos de publicidade;
  • Seguros;
  • Custos de utilidades, como eletricidade, gás, água e esgoto;
  • Custos de linhas fixas de telefone ou de telefone celular;
  • Conexão com a internet, o custo mensal de um domínio e site;
  • Impostos de bens móveis e imóveis;
  • Licenças e autorizações.

Vendas: correspondem ao montante obtido pela comercialização dos seus produtos ou serviços. São exemplos de custos variáveis:

  • Matérias-primas e suprimentos;
  • Aluguel de máquinas, equipamentos e ferramentas para trabalhos específicos;
  • Contrato de trabalho temporário;
  • Reparos e manutenção, material de escritório;
  • Chamadas telefônicas;
  • Despesas de viagem;
  • Comissões de vendas.

Feito esse passo e entendido com mais clareza como os gastos e as despesas do seu negócio realmente funcionam, é necessário conhecermos a margem de contribuição.

A margem de contribuição nada mais é do que Excelência em assessoria contábil. O custo variável necessário para produzir uma unidade, ou seja um produto no qual é oferecido ou serviço concluído.

Para determiná-la ,faça da maneira seguinte: basta que você subtraia os custos variáveis do valor de venda. A margem de contribuição representa quanto cada produto gera para cobrir as despesas fixas e a margem de lucro. Serve também como parâmetro para você definir quanto precisa receber para pagar os custos adicionais ao investimento já existente: os custos fixos.

Mas e afinal, como é realizado o cálculo do então break even point?

Uma vez levantado todos os dados acima, basta aplica-los na seguinte fórmula:

O valor dos Custos fixos deverá ser dividido pelo resultado obtido pela divisão dos custos variáveis divididos pelas vendas e subtraído de 1.

Ainda não ficou claro? Não se preocupe!

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