A diferença na faixa etária é um aspecto que demanda sempre muita atenção, detalhe e raciocínio para criar estratégias que possam resolver os conflitos.

A homogeneidade entre os membros de uma equipe é uma característica praticamente inexistente nas empresas, atualmente. A diversidade de formação, origens, gêneros, étnica é enorme. E bem-vinda. Porém, a diferença na faixa etária é um aspecto que demanda sempre muita atenção, detalhe e raciocínio para criar estratégias que possam resolver os conflitos.

De forma geral podemos dividir as diferentes gerações da seguinte forma:

Baby boomers (1946 – 1964): Ganharam o nome por causa que nasceram a partir do fim da segunda guerra mundial, ou seja no fim da década de 40 e na década de 50. Pioneiros, tradicionalistas e conversadores.

Geração X (1965 – 1979): Nasceram nas décadas de 60 ou 70, como elo entre os baby boomers e os Millenials (sobre os quais falaremos em breve), são considerados metódicos e sem ousadia.

Geração Y (1980 – 1996) : Nasceram nas décadas de 80 e metade dos 90, envoltos em tecnologia. Inconformistas, buscam o prazer naquilo que fazem.

Geração Z (1997 – 2009): Nasceram na segunda metade dos anos 90, são considerados individualistas, egoístas e dados a fazer as coisas sozinhos.

A diferença nos valores e formas de pensar e agir entre profissionais de gerações diferentes gera conflitos, principalmente, quanto ao formato das soluções. Atualmente, eles se centram entre membros das gerações X e Y.

Um primeiro conflito diz respeito à forma de solução de problemas. Os primeiros buscam formas mais conservadoras e analíticas de desenvolver soluções para os problemas surgidos no dia a dia das empresas. O segundo time acredita na adaptabilidade à situação assumindo mais riscos e ações multi -tarefas.

Outro ponto gerador dos embates tem a ver com a alocação incoerente dos profissionais em tarefas que não condigam com seus valores. Atribuir tarefas que envolvam lidar com um grande fluxo de informações para um indivíduo da geração X pode ser contraproducente. Assim como, alocar um indivíduo da geração Y a uma tarefa metódica também.

Como resolver os conflitos?

Para potencializar as diferenças entre os membros das variadas equipes em uma organização a seu favor, o primeiro passo é conhecer com profundidade seus colaboradores, sem uma postura que censure sua forma de pensar e agir.

Em muitas ocasiões, algumas organizações realizam trabalhos em grupos com profissionais de Coaching para estimular a exteriorização dos valores, a fim de que os colaboradores tenham uma visão clara uns dos outros e possam se aperfeiçoar em exercícios conjuntos de trabalho em equipe.

Dentro desse cenário, é plenamente possível e conveniente mapear os passos onde cada tipo de abordagem é mais adequado: a metódica, a ousada, onde há maior necessidade de lidar com grandes fluxos de informação e onde é preciso foco e concentração. Assim, pouco a pouco, as diferenças vão sendo vistas como normais e não impeditivas de trabalho em grupo.

O tratamento de questões delicadas no âmbito dos negócios, como a que discorremos a respeito em nosso post, muitas vezes, demanda assessoria especializada.

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