Uma das piores coisas para uma empresa é perceber que contratou um profissional que não está alinhado com seus valores. Muito além de atender aos requisitos de uma vaga e de suas habilidades e competências, é essencial para o sucesso de uma empresa buscar por profissionais que se encaixem na sua cultura.

É certo que funcionários alinhados à cultura da empresa permanecem por mais tempo nela e desenvolvem melhor suas funções numa equipe. Mas, antes de encontrar esse colaborador, é preciso saber duas coisas:

PERFIL

Muito antes de divulgar a vaga ou procurar candidatos, o perfil profissional ideal precisa ser definido. Não é bom deixar para avaliar o perfil só depois de receber os currículos. Para chegar nessa descrição ideal, busque responder algumas perguntas:

  • Quais são os conhecimentos específicos necessários para essa função? Formação acadêmica, cursos de extensão, experiências prévias, nível de profundidade num assunto; tudo isso precisa ser mapeado.

  • Quais são as rotinas desse cargo? Aqui, entra a lista de tarefas que o profissional executará diariamente ou com uma certa frequência. Algumas informações podem ser dadas com mais detalhe na entrevista, que falaremos mais abaixo.

  • Quais são as habilidades e competências ideais? As chamadas soft skills, habilidades comportamentais e interpessoais, são muito importantes, como proatividade, foco, comunicação, liderança, etc.

FIT CULTURAL

É chamado ‘Fit Cultural’ a afinidade que um indivíduo tem com os valores e propósitos de uma empresa — ou seja, como num relacionamento, é o match entre a empresa e o profissional. A junção desses valores, propósitos e outras regras sociais compõem a cultura empresarial, e norteiam todo o funcionamento da sua organização e o comportamento de seus colaboradores.

Para construir um relacionamento sólido e duradouro com os profissionais contratados, você precisa ter muita clareza sobre qual é a cultura empresarial da sua organização, e pode começar esse trabalho definindo a missão, a visão e os valores. Aqui vão algumas dicas:

MISSÃO: Esse é o porquê sua empresa existe. Uma boa definição da missão esclarece o benefício que sua empresa gera ao seu público-alvo. Uma boa definição de missão é inspiradora e desafiadora, estimulando colaboradores e parceiros a cumprirem-na.

Dica: Quanto mais curta for a frase que define sua missão, mais facilmente ela será lembrada e transmitida.

VISÃO: Essa é a definição de onde sua empresa quer chegar, ou seja, o objetivo a ser alcançado ou alvo a ser atingido. Podem ser indicadores ou metas, mas é preciso ter cuidado para não prometer resultados sem trabalhar para alcançá-los.

VALORES: Por último, os valores são os ideais que orientam a atitude, o comportamento e os resultados que precisam estar presentes na interação de todos colaboradores, do CEO ao estagiário de sua organização. Elas orientam a relação entre os profissionais e com os clientes.

Mesmo após todo processo, é possível que, após contratar o profissional, você perceba que ele não se adéqua a cultura de sua empresa. Então, todo o processo deve ser refeito.

Após ter definido essas duas informações importantíssimas, algumas etapas ainda são necessárias para contratar o colaborador certo para o seu negócio, como a entrevista. Ela permite que o candidato seja avaliado, com seu histórico profissional, seus valores e propósitos, e permite que a cultura empresarial seja comunicada. O sucesso nessa etapa depende de algumas coisas:

  1. Faça perguntas que extraiam seus valores e simule situações que ocorrem na empresa. Evite perguntas que podem ser respondidas com ‘sim’ e ‘não’.

  2. Escute a pessoa. Analise se está adequada à sua empresa e à rotina de trabalho.

  3. Seja claro na sua comunicação. Explique com clareza a cultura da empresa e o que será esperado, caso o profissional seja contratado.

 ASSESSORIA CONTÁBIL

M.Loução Assessoria Contábil pode oferecer uma ajuda especializada para contratação de funcionários e outras demandas trabalhistas.

A empresa também dispõe de serviços nas áreas contábil, fiscal, tributária e na legalização de empresas.

Quer saber mais? Clique aqui.