Quantos brasileiros não sonham em sair do aluguel e ter um lar para chamar de seu? Em busca da estabilidade, conforto e segurança que um imóvel próprio proporciona, o financiamento é uma excelente solução para realizar esse sonho a baixos custos e com opções viáveis do mercado.

Quando há vínculo empregatício é mais simples adquirir por conta da fácil comprovação de renda. Mas, como financiar um imóvel sendo autônomo?

Mesmo enquanto autônomo ou CLT com baixa remuneração, é totalmente possível realizar esse sonho através dos extratos bancários e seguindo outras dicas importantes.

Como financiar um imóvel sendo autônomo?

Instituição credora, valor do imóvel e atual situação financeira, todos esses componentes contam na hora de adquirir um imóvel.

A primeira coisa a fazer antes de solicitar um financiamento de imóvel é considerar sua situação legal, pois caso realize suas operações de modo informal ou como profissional liberal precisa apresentar seus extratos bancários com movimentações dos últimos seis meses, além do comprovante de imposto de renda.

Agora, caso já trabalhe como pessoa jurídica (CNPJ), precisará de ambos os documentos, ou seja, tanto os como pessoa física quanto pessoa jurídica.

Comprovação de renda: documentos necessários

Entenda o que é preciso de forma resumida:

Documentos para Pessoa Física

  • Extrato bancário: todas as operações recorrentes nos últimos seis meses.
  • Extrato mensal do carnê-leão: documento utilizado para cobrar impostos de pessoas físicas ao exercerem determinadas funções.
  • Declaração anual do imposto de Renda: se faz necessário, mesmo nos casos que haja isenção.

Além disso, o autônomo pode recorrer, ainda, à comprovação de renda por meio da DECORE, outra forma de declaração feita por um profissional formado em contabilidade.

Documentos para Pessoa Jurídica

  • Contrato social da empresa: Como se trata de um documento de Certidão de Nascimento da organização, é imprescindível levá-lo como comprovante.
  • Faturamento anual: Resumo das movimentações anuais da empresa, assinadas por um contador.

extrato bancário e a Declaração de Imposto de Renda também são necessários enquanto pessoa jurídica. Vale lembrar que são documentações separadas, pois as documentações da pessoa física visam comprovar quanto a pessoa recebe enquanto autônomo. Já os documentos da empresa, mensuram a saúde da empresa do proprietário.

Relação com a financiadora

Não é via de regra, mas uma boa dica é buscar financiamento com uma credora que você já seja cliente. Isso facilita, por exemplo, a comprovação de renda, pois ela já tem ciência das suas movimentações bancárias.

No entanto, hoje em dia existem muitos bancos e fintechs que oferecem variadas formas de financiamento com condições bem interessantes. Por isso, caso não consiga através da instituição que já possui relacionamento, bola para frente!

Uma boa pesquisa é fundamental, afinal não se trata de qualquer financiamento, e sim a realização de um sonho.

Assistência contábil

Um problema comum na hora de buscar financiamento é não apresentar todas as documentações devidas. Muitos autônomos que possuem CNPJ não sabem separar devidamente as documentações de pessoa física da pessoa jurídica. Isso ocorre, geralmente, justamente por problemas na separação financeira.

Um suporte contábil não só facilita as chances de realizar um financiamento, como se faz necessário no processo – Declaração de Imposto de Renda e Faturamento anual assinado pelo profissional.

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