O plano de saúde empresarial é um benefício oferecido pelas empresas aos seus colaboradores, facilitando o acesso do trabalhador a um convênio médico de qualidade.

Além de promover mais segurança e qualidade de vida aos seus funcionários, um plano de saúde empresarial acarreta várias vantagens para as empresas, tais como: aumento da produtividade, diminuição do absenteísmo, ambiente mais atrativo e capacidade de reter talentos.

Felizmente, há opções suficientes no mercado para empresa desfrutar dos benefícios do plano de saúde dentro do seu orçamento. Quer saber como?

Como contratar plano de saúde empresarial?

A ANS (Agência Nacional de Saúde) é o atual órgão brasileiro na regula e fiscalização dos planos de saúde, sendo que a modalidade coletiva corresponde ao plano destinado a empresas.

No geral, após a contratação de uma operadora do plano de saúde, a empresa paga uma mensalidade para ter a rede (clínicas, laboratório e profissionais) à disposição de seus colaboradores.

Requisitos para contratar um plano de saúde empresarial

Basicamente, é necessário ter um CNPJ, pois o plano não está restrito para médias e grandes empresas, até mesmo MEI pode contratar o serviço.

No entanto, é importante ressaltar que o plano de saúde empresarial corresponde a um tipo de benefício flexível, sendo sua adesão opcional para os empresários, como também para os colaboradores, caso estes já possuam planos individuais.

Além de estar no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), o mesmo deve ter sido aberto há pelo menos 180 dias na Receita Federal. Ademais, a maioria das operadoras tem como exigência a formação de grupos com duas ou três pessoas no mínimo, podendo ser o titular e dois dependentes.

O que considerar antes de contratar um plano de saúde?

Assim, como os próprios benefícios flexíveis, as vantagens do plano de saúde são ótimas para o quadro empresarial. Mas, cabe o mesmo nível de atenção.

De antemão, como empresário, deve considerar se há real viabilidade de instituir um plano de saúde, pois esse subsídio acarreta mais custos, que poderão não ser compensatórios, por exemplo, os funcionários não acharem mais interessante que um plano individual já existente.

Por essa razão, considere uma análise prévia, tendo como base a gestão financeira e o quadro colaborativo. Assim, saberá se pode ofertar tal benefício ou se compensa mais trazer outros em seu negócio.

Uma consultoria é uma opção interessante, antes de inserir um plano de saúde na sua empresa. Em todo caso, aqui estão alguns pontos a serem avaliados, caso decida utilizar o serviço.

Avaliar a cobertura de planos

Embora o processo simplificadamente seja o mesmo, cada operadora possui abordagens específicas conforme sua cobertura.

Conheça a rede credenciada

Não adianta ter um bom plano se rede não é satisfatória, por isso conheça primeiro quem irá executar os serviços: clínicas, laboratórios e profissionais credenciados.

De olho na carência

A carência corresponde ao período da contratação dos serviços até a disposição destes. Costumam variar de acordo com as operadoras, assim como os serviços delas.

Vale ressaltar que existe um tempo máximo de carência estabelecido pela ANS, sendo que serviços de emergência possuem a carência máxima de 24 horas.

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