A sucessão empresarial é um processo caracterizado pela transferência de uma posição e/ou capital de uma determinada empresa para outra. Isso ocorre quando há uma fusão, venda ou conversão de uma empresa ou alguma alteração no quadro de sócios atuais. O sucessor fica sendo o adquirente e responsável pelas obrigações empresariais.
Para a sucessão é necessário seguir algumas regras previstas no Código Civil. Para que ela seja bem feita deve ser executado um planejamento anterior, com uma análise de todo o setor financeiro e da situação patrimonial, assim é possível coordenar o planejamento de ações futuras efetivamente.
Além de observar as normas no Código Civil, é importante que os empresários possuam estratégias para se preparar para o processo. O sucesso dessa abordagem depende de um planejamento estruturado com uma observação detalhada da estrutura de sócios e da situação patrimonial. Também é recomendado que se avalie os valores da companhia e da visão que ela possui no ramo empresarial.
Outro fator que é muito importante é a escolha do sucessor, que deve ser uma pessoa com um perfil empreendedor com um bom potencial, habilidade de gestão e inteligência emocional para conseguir lidar de maneira eficiente com os colaboradores e também apresentar um ótimo espírito de liderança.
Seguro de sucessão empresarial
O seguro de sucessão empresarial constitui uma excelente ferramenta que traz segurança a empresa, mas ainda é pouco utilizado aqui no Brasil. Trata-se de uma modalidade de seguro em que a vida dos sócios de uma empresa é protegida e o beneficiário do seguro é a empresa contratante. Caso ocorra o falecimento do sócio ou quando ele precisar se afastar definitivamente, seja por invalidez ou outro fator, a empresa vai receber os recursos da seguradora que podem ser utilizados para adquirir as cotas do sócio falecido e/ou afastado.
O benefício desse contrato é que ele minimiza os riscos financeiros e patrimoniais. Para a empresa e para os demais sócios, o seguro garante um certo valor para adquirir as ações da família e assegura aos herdeiros um amparo financeiro adequado. No contrato do seguro deve ser observado o valor total do patrimônio e a saúde de todos os sócios.
A sucessão empresarial é um assunto muito importante no âmbito corporativo e deve ser feita de maneira gradual com um bom planejamento. O sucessor deve se responsabilizar com as obrigações legais e tomar as devidas providências para cumpri-las. O Seguro empresarial é um contato que auxilia bastante nesse momento, pois garante mais segurança para a empresa e para a família do sócio que faleceu ou precisou se ausentar de forma definitiva.
Assessoria contábil
A M.Loução Assessoria Contábil é um escritório de contabilidade que presta serviços contábeis para empresas comerciais, industriais, autônomas e demais segmentos do ramo, levando um serviço ético com qualidade e eficiência. A M.Loução atua nas áreas Contábil, fiscal, trabalhista, legalização de empresas e prestação de serviços de consultoria fiscal e legal, contribuindo para o sucesso dos seus clientes e colaboradores.
Clique aqui e saiba mais.