As famosas contas atrasadas podem ser o grande gargalo que trava o desenvolvimento da empresa. Essa situação ainda é bastante comum, principalmente nas pequenas e microempresas que são geridas por empreendedores de primeira viagem. As contas atrasadas podem transformar-se numa bola de neve e trazer consequências para o caixa do negócio. Por isso, profissionalizar a gestão financeira e evitar atrasar pagamentos é uma ótima forma de não comprometer as finanças.

O primeiro passo para definir tarefas e estratégias de forma a evitar com que dívidas sejam acumuladas é entender o impacto que as contas atrasadas podem trazer para o caixa da empresa. E é importante adiantar que todos esses impactos são negativos.

Um deles é, justamente, o desequilíbrio financeiro. Será muito mais difícil fazer projeções mensais se há uma grande quantidade de contas a serem pagas. Ou seja, é possível que boa parte das receitas que entrem no caixa seja utilizada para o pagamento desses débitos. O resultado será o saldo negativo, ainda que as metas tenham sido batidas.

As contas pagas com atraso estão sujeitas à cobrança de taxas e juros por parte dos credores. Dessa forma, quanto mais boletos são acumulados maiores serão as taxas e os valores finais que devem ser pagos. Sendo assim, o dinheiro que deveria ser utilizado para investimento na empresa será direcionado para pagar débitos. O lucro do caixa deixa de ser empregado para o crescimento do negócio e compromete o funcionamento do estabelecimento, pois será difícil manter competividade e diferenciais em um cenário onde o caixa é diretamente impactado.

Qual estratégia deve ser adotada para eliminar as contas a pagar?

Organização e estruturação da parte financeira são passos essenciais para evitar esse tipo de problema. É preciso organizar todos os compromissos financeiros da empresa, seja por meio de planilha, manualmente ou com um software de gestão. Separar as contas por categoria, data de vencimento e valor são algumas das práticas que ajudam na hora de pagar as contas e evitar com que algum pagamento deixe de ser feito.

Ficar atento às movimentações do caixa também é algo de extrema importância para verificar algum tipo de comportamento atípico. Se as receitas estão entrando como previsto, porém, estão saindo com a mesma velocidade, então esse é um sinal de que o caixa está cobrindo algum problema do negócio. O empreendedor não pode ser o último a saber do problema, pois ele deve estar na linha de frente.

Se as contas atrasadas já são uma realidade e há grande probabilidade de impacto no futuro da empresa, então a abordagem deve ser diferente. A estratégia passa pelo corte de gastos na empresa. Isso irá permitir o aumento da margem de lucro e essa receita extra poderá ser utilizada para o pagamento de boa parte das dívidas, ou pelo menos até o valor total não mais comprometer o funcionamento do negócio. Além disso, se a situação chegou à possibilidade de fechar a empresa em alguns meses, o melhor é buscar ajuda profissional.

M Loução

Se o estabelecimento está precisando de assessoria contábil para eliminar as contas atrasadas e profissionalizar a gestão financeira a MLoução trabalha com qualidade nos serviços oferecidos por meio do uso de tecnologia para encontrar as melhores soluções da forma mais eficiente. Além disso, proximidade com o cliente para entender todos os problemas que precisam ser resolvidos e uma equipa técnica extremamente qualificada são outros destaques da M Loução.

Na área contábil o cliente poderá contar com os seguintes serviços:

  • Análise de Balanços e Indicadores Financeiros
  • Elaboração de Balancetes e Balanços Patrimoniais
  • Escrituração Contábil
  • SPED – ECD
  • Apuração dos Resultados Mensais ou Trimestrais
  • Atendimento a Fiscalizações e Auditorias Externas e Internas
  • Assessoria a Parametrizações ERP – Módulo Fiscal e Contábil

Para fazer um orçamento e contratar um serviço basta clicar aqui.