À medida que a gravidade da crise causada pela pandemia do novo coronavírus se aprofundava, os impactos negativos também começavam a prejudicar o funcionamento e a sobrevivência de empresas de todos os segmentos e tamanhos. Consequentemente, a luta para reduzir custos, evitar demissões e o encerramento das atividades tornou-se cada vez mais necessária. E como conseguir fazer economia partindo de algumas ações simples? Confira:
Aproveite a tecnologia
Quando o assunto é a redução de custos, a tecnologia surge sempre como uma das melhores aliadas. Por exemplo, com as ferramentas certas, sua empresa conseguirá gerenciar melhor as despesas, identificar onde o dinheiro escoa sem gerar resultados, ou ainda, onde é possível fazer cortes.
Mas não somente isso. Com a tecnologia é possível gerenciar a equipe de forma mais eficiente, para que todos trabalhem em harmonia, evitando perda de tempo, baixa produtividade e retrabalhos. Problemas que tendem a elevar os gastos de uma empresa.
Converse com os fornecedores
Uma excelente maneira de manter a qualidade daquilo que é oferecido ao cliente e, ainda assim, reduzir os custos na crise, é negociar com os fornecedores. Uma conversa franca sobre as futuras compras, novas possibilidades de pagamento, ou ainda, melhores condições de pagamento de dívidas em atraso. Essas são algumas das questões que, quando tratadas adequadamente, garantem a parceria e a economia.
No mais, caso o fornecedor não ceda de forma alguma ou não haja algum acordo interessante para ambos os lados, sempre existe a opção de buscar por um novo fornecedor que ofereça condições mais adequadas a realidade do negócio.
Corte os desperdícios
Não dá para falar sobre a redução de custos em tempos de crise sem tocar no tema desperdício. No entanto, é preciso ter em mente que não se trata de algo relacionado com algumas despesas fixas, como água, luz e contas telefônicas. É sobre qualquer recurso que não esteja cumprindo sua função. Ou seja, que está sendo mal usado pode entrar na lista de desperdícios.
Para analisar tudo corretamente, não deixe de lado nenhuma despesa. Por menor que ela seja, ao final de um determinado período, pode representar um gasto que poderia estar sendo usado em outro setor ou economizado.
Tenha metas
Antes de tudo, faça um planejamento e estabeleça metas para a redução de custos. E, claro, além de ser algo mensurável, é preciso que seja realista. Por exemplo, ao analisar a situação de um departamento foi possível verificar um aumento no uso de papel. A empresa pode definir metas objetivas para promover a redução, estabelecendo um prazo para que o objetivo seja alcançado.
Se os gastos com as contas telefônicas estão altas, pode-se incentivar os colaboradores a usarem maneiras gratuitas de comunicação (tecnologia) para ajudar na redução, a exemplo da série de aplicativos e plataformas que permitem videoconferências, chamadas e envio de mensagens.
Assessoria Contábil
Ninguém está completamente protegido em épocas de crise, por isso, para controlar os gastos e garantir uma redução eficiente, contar com uma equipe treinada e qualificada faz toda a diferença. A M. Loução Assessoria Contábil oferece uma série de serviços que podem ajudar sua empresa a controlar os gastos, otimizar os processos e reduzir os custos sem complicações.
Acesse o site e saiba mais!