A concorrência acirrada no mercado atual exige com que as empresas busquem soluções para se tornarem mais produtivas e cortar custos.
Sendo assim, reduzir a carga tributária incidente sobre as operações da empresa de forma legal é uma das principais tarefas que devem ser executadas. Com isso, é possível aliviar as finanças do negócio, adquirir vantagens em relação aos concorrentes e desenvolver novos diferenciais dentro da empresa.
Dicas de como reduzir a carga tributária da empresa
Escolher um regime de carga tributária adequado para a empresa é o primeiro passo para evitar pagamento exagerado de impostos. Portanto, é preciso desenvolver um planejamento estratégico de forma a descobrir qual é o regime mais interessante de acordo com as atividades desenvolvidas pela empresa. A escolha correta pode permitir uma economia considerável de custos com impostos.
Outra dica interessante é estar atento a possíveis benefícios e incentivos fiscais concedidos a determinados tipos de negócios. Várias são as situações onde o governo oferece vantagens para o empreendedor, desde microempresas até negócios na construção civil, independentemente do regime tributário escolhido. Dessa forma, é possível contar com benefícios como desoneração da folha de pagamento, regime especial de incentivos, regime especial de tributação, etc.
Evitar o atraso no pagamento de impostos também é uma forma inteligente de evitar novos custos com tributos. Sempre que essas obrigações são pagas com atraso, a empresa tem que lidar com uma série de burocracias como, por exemplo, multas, juros e encargos que geram custos que não faziam parte do planejamento.
Reduzir o pró-labore também é uma estratégia interessante para quem deseja reduzir impostos de forma legal na empresa. Ele incide sobre o pagamento do Imposto de Renda e contribuição previdenciária, mas o mesmo não acontece sobre a divisão anual de lucros. Logo, uma alternativa interessante é diminuir o pró-labore e aumentar a divisão de lucros.
Se a empresa atuar em vários segmentos, então o melhor a ser feito é dividi-la em outras empresas. A vantagem por trás disso é justamente o fato de conseguir o melhor regime tributário para cada ramo de atuação, economizando uma boa fatia de custos em termos de tributos.
Como um contador pode auxiliar na redução da carga tributária e evitar problemas com a fiscalização
Empresas que precisam reduzir sua carga tributária devem contar com o auxílio de um bom profissional de contabilidade. O contador é a pessoa mais indicada para ajudar a traçar os caminhos legais que podem resultar numa diminuição significativa da carga tributária.
Por meio dessa parceria é possível desenvolver um planejamento estratégico que irá atuar em todos os assuntos envolvendo tributos e finanças da empresa. Ele é capaz de montar todo um planejamento tributário com base em todos os impostos que incidem sobre as atividades da empresa. Com isso, é possível ter um controle real de todo o fluxo de caixa, balanço financeiro e impacto dos impostos em ambos, para assim desenvolver as estratégias legais que poderão diminuir a carga tributária da pessoa jurídica.
Portanto, fica evidente que a diminuição da carga tributária da empresa é uma ação indispensável para empresas que desejam sucesso no mercado. O corte de gastos é essencial em qualquer negócio e se torna ainda mais importante no cenário brasileiro, onde a legislação tributária é complexa e empresas precisam lidar com muitos impostos.
Philia Assessoria Contábil
A Philia é um escritório de assessoria contábil referência que atua em Curitiba e oferece as melhores soluções da área. Na área contábil, por exemplo, o escritório desenvolve atividades como elaboração de balancetes e balanços patrimoniais, escrituração contábil e apuração dos resultados mensais ou trimestrais.
Clique aqui para conhecer todas as áreas de atuação da Philia bem como conhecer o site da empresa.