O empreendedorismo é uma das atividades que mais vem ganhando destaque no setor comercial brasileiro nos últimos anos. Cada vez mais pessoas deixam o sistema tradicional e optam por iniciar seus próprios negócios.

Diversos fatores podem justificar essa busca. A liberdade de criar o negócio a partir de suas próprias ideias, poder conduzir a empresa sem precisar de aprovação de chefes e poder investir e apostar em seus sonhos. Mas a vida do empreendedor não é feita apenas de facilidades…

O que tira a motivação do empreendedor?

Alguns aspectos do ramo dos negócios pode acabar desmotivando os donos de negócios. O principal deles é a falta de resultados. Ver todo seu investimento – tempo e dinheiro – não ser transformado em venda dos produtos e serviços, não chegar ao público-alvo e, por consequência, não gerar lucros, pode ser desanimador.

Outro fator é a concorrência. Hoje em dia é muito fácil ser um microempreendedor, por exemplo. Com isso, muitas pessoas estão apostando na criação de seus próprios negócios, ampliando ainda mais a concorrência em um mercado que já não é fácil. Mas o empreendedor não pode desistir. As dificuldades têm que ser transformadas em motivação para seguir em frente.

O que fazer para estar motivado?

Se alguns fatores tiram a animação e o incentivo do empreendedor, outros podem colocar ainda mais vontade de crescer e dar aquele “empurrãozinho” que faltava para que os negócios comecem a gerar resultados. Confira dicas para ser um empreendedor motivado:

  • Criar metas e comemorar resultados: trabalhar com metas é uma forma de trazer desafios pessoais e criar incentivos para a busca de resultados. Ao alcançar as metas, comemorar é fundamental, pois é o reconhecimento de que aquele objetivo foi cumprido.
  • Planejar: nenhum tipo de negócio vai para frente sem planejamento. O empreendedor precisa se organizar e traçar um bom plano de negócios para conseguir se manter motivado em busca de cumprir à risca esse planejamento.
  • Não se intimidar com a concorrência: apesar de muitos novos empreendedores surgirem semana a semana, trabalhando do jeito certo é possível se destacar. Há lugar no mercado para pessoas diferenciadas, disso não há dúvidas.
  • Não se abalar com os resultados: se até empresas gigantes passam por momentos difíceis, o empreendedor não pode se abater quando o resultado esperado não chega em determinado mês. Um momento ruim pode, e deve, servir como incentivo para superar as dificuldades.
  • Viver é essencial: apesar de trabalhoso, ser um empreendedor não significa deixar de viver a vida. Ter momentos de lazer, sair com a família, ir ao cinema, assistir séries, torcer pelo time de futebol. Tudo isso deve fazer parte da rotina, pois além de tirar o estresse do cotidiano, ajuda a refrescar as ideias.

Razões para ser um empreendedor motivado não faltam. E sabia que contando com os serviços da Philia Assessoria Contábil o seu negócio fica bem mais seguro? A empresa oferece serviços de consultoria, área contábil, área tributária, área trabalhista, área fiscal, legalização de empresas, pessoa física e muito mais.

Entre em contato e saiba mais.