A rotina da profissão de contador, atualmente, já tem grandes diferenças em relação como era há 10 anos. E, para a próxima década, será ainda mais diferente. Isso porque a Internet das Coisas chega com força e é preciso estar preparado para isso.
O advento da internet mudou totalmente a relação das pessoas com todas as coisas. É difícil imaginar uma vida nas grandes cidades, por exemplo, sem o uso de smartphones, computadores, entre outros objetos. E, como estamos cada vez mais conectados, nossa rotina já encara o uso da internet como algo normal, que faz parte do cotidiano.
Mas, como a internet se encaixa no ramo da contabilidade? O que quer dizer Internet das Coisas? Confira esse artigo para ter as respostas e entender a relação entre as temáticas.
O que é Internet das Coisas?
Trata-se de um conceito que explora a capacidade da internet de se conectar com objetos do cotidiano. Podemos dizer que a IoT (Internet of Things) é uma extensão do uso da internet pelas pessoas, passando a ter conectividade diretamente com objetos.
Hoje em dia, já temos sistemas de internet acoplados em televisões, celulares, carros e até mesmo em prédios. Uma pessoa consegue controlar diversos objetos com poucos cliques por causa da rede mundial de computadores. A Internet das Coisas explora essa conexão digital entre pessoas, objetos e a internet, de forma a buscar entender a quais caminhos isso pode nos levar.
Relação entre IoT e contabilidade
Como já falamos anteriormente, o mundo anda cada vez mais conectado. Em todos os setores da indústria e do mercado de trabalho, o uso dos benefícios da internet é ampliado e na contabilidade isso não é diferente. A rotina da profissão de contador, atualmente, já tem grandes diferenças em relação como era há 10 anos. E, para a próxima década, será ainda mais diferente. Isso porque a Internet das Coisas chega com força e é preciso estar preparado para isso.
Para executar a contabilidade, o profissional contará com muitos aplicativos, softwares e outras tecnologias que tornarão tudo mais ágil. Isso é benéfico de um lado, mas por outro demandará uma velocidade que os contadores pouco preparados não conseguirão dar conta. É preciso se adaptar.
O que esperar da contabilidade no futuro com a Internet das Coisas?
1 – Conectividade
Uma das coisas que já acontecem, e que a tendência é aumentar ainda mais, é a interconexão entre o trabalho do contador e a internet das coisas.
Com objetos preparados para o acesso à internet, o simples uso de uma calculadora já enviará dados em tempo real para planilhas, softwares de gestão, entre outros.
2 – Informações
A Internet das Coisas também possibilita o aumento de informações com as quais o contador precisará lidar no seu cotidiano. Como conciliar esses dados de forma a utilizá-los a seu favor na profissão? Esse desafio é uma realidade na contabilidade do futuro e quem não se preparar hoje, amanhã ficará para trás.
3 – Segurança
Contabilidade é um trabalho que exige do profissional um alto grau de confiabilidade, afinal de contas, você estará lidando com dados financeiros de pessoas e empresas.
A internet abre riscos potenciais ainda maiores, principalmente se levarmos em consideração a atuação de criminosos virtuais (hackers). Aprimorar os sistemas de segurança dos dispositivos é mais um desafio para o contador com a Internet das Coisas.
Viu só como a contabilidade e a IoT estão diretamente relacionadas? E o ideal é contar com os serviços de contadores que já estejam em busca da adaptação a essa nova realidade.
A assessoria contábil da Kruger&Loução é a sua melhor opção no mercado. Com serviços voltados a áreas fiscais, contábil, tributária, trabalhistas, pessoa física e consultoria, a assessoria dispõe de total suporte em todas as questões voltadas à contabilidade. Quer saber mais? Clique aqui para entrar em contato!