A Razão Social de uma empresa nada mais é que a sua identidade jurídica. É um termo que estará presente em todas as documentações expedidas por ela. Não devemos confundir, contudo, com o nome fantasia – o nome que estará no site da empresa, na placa da frente do estabelecimento e como os clientes a conhecerão.

A Razão Social possui três partes:

  • A identificação própria;
  • O segmento principal que a empresa irá atuar;
  • A natureza jurídica (LTDA, EIRELI, S/A);

Mas quando e em que momento é preciso ter uma Razão Social?

Na hora de abrir uma empresa você precisará escolher o nome jurídico do estabelecimento.

A Razão Social, na maioria das vezes, não é conhecida pelos clientes, mas ela estará presente no contrato social, emissão de notas fiscais e demais documentos legais. Desde a abertura da empresa na Junta Comercial, a Razão Social sempre acompanhará a empresa.

Dois estabelecimentos não podem ter a mesma Razão Social, se situados no mesmo Estado. Portanto, este é um nome que deve ser escolhido com bastante responsabilidade e consciência.

Dicas para escolher um bom nome para a Razão Social

 

  • A Razão Social deve ter alguma conexão com os negócios da empresa;
  • Escolha um nome simples e que seja possível lembrar com facilidade;
  • Evite nomes compridos demais. Seja sucinto;
  • Procure não colocar uma razão social parecida com a de outra empresa. Isso pode causar confusão com clientes, parceiros e fornecedores;
  • Para associar a Razão Social a você, ela pode ter as iniciais do seu nome, por exemplo;
  • Utilize um termo ligado ao seu negócio como indústria, internet, comércio;
  • Deve constar o tipo de constituição legal: LTDA (sociedade limitada), S/A (SOCIEDADE ANONIMA) COOPERATIVA;
  • Realize pesquisas na internet para conferir se há outras empresas com nomes semelhantes ao que você tem em mente. Procure ser diferenciado desde a abertura do negócio;
  • Faça uma lista dos possíveis nomes que lhe agradam até chegar a um denominador comum.

Os serviços de um contador podem ser requisitados para orientar quais nomes ficarão melhor para o bom andamento do seu empreendimento.

Registrando a Razão Social da sua empresa

O primeiro passo é escolher os possíveis nomes e, com o auxílio de um contador, iniciar o processo de abertura da empresa. Juntamente com as demais informações de sócios e do negócio da empresa. É preciso consultar se há algum estabelecimento já registrado com o mesmo nome escolhido para seu negócio.

Empreendedores que forem MEI devem realizar o processo de abertura diretamente no Portal do Empreendedor.

Assessoria contábil

A M.Loução Assessoria Contábil é referência na área contábil, sempre prestando serviços de excelência para empresas comerciais, industriais, serviços, condomínios, profissionais liberais, autônomos e demais segmentos. A empresa conta com as melhores soluções para cada caso. Qualidade nos serviços e eficiência são pilares que a MLoução faz questão de entregar aos seus parceiros.

Clique aqui e saiba mais.