Tanto o lucro líquido quanto o lucro bruto oferecem um índice situacional de uma empresa.
Quem entende de economia sabe que lucro é todo ganho obtido por meio de operações comerciais ou ainda de qualquer outra natureza econômica. No geral, é sempre uma vantagem, ou um benefício material ganho de algum serviço ou exercício intelectual.
Quando se abre um negócio próprio, o empresário precisa ter a responsabilidade de administrar tudo com muita cautela, especialmente as despesas e toda a rotina dos negócios – e isso inclui o cálculo de contas para reaver os gastos e por fim chegar ao lucro obtido no final de todo o mês. Independentemente da proporção do negócio, o objetivo é sempre o mesmo: o lucro.
Antes do mais nada, é preciso saber que tanto o lucro líquido quanto o lucro bruto oferecem um índice situacional de uma empresa, ou seja, uma margem de lucro para que a pessoa compreenda a situação financeira da empresa de um modo geral. Na economia, existe dois tipos de lucro: o líquido e o bruto. Saiba mais sobre cada um:
Lucro líquido
O lucro líquido considera todos os custos de uma empresa, tanto os fixos quanto os variáveis – energia elétrica, água, internet, salários e despesas com impostos em geral. Para se calcular o lucro líquido é preciso considerar todas as receitas totais menos os custos totais.
Para se entender melhor, é preciso ter noção de custo fixo e custo total. Um exemplo de custo fixo seria o pagamento mensal dos salários dos funcionários, o aluguel da empresa e outras despesas. São custos que nunca mudam porque são fixos, ou seja, não dependem da quantidade da produção da indústria.
Já o custo total, como o nome sugere, implica na soma de todos os custos, sejam eles variáveis ou fixos – matéria-prima usada na produção, gastos com funcionários, salários, gastos com despesas da empresa no geral, como IPTU, entre outras. Se colocarmos em uma equação, teremos:
Custo Total = Custos Fixos + Custos Variáveis.
Nesse caso, o lucro líquido é a diferença entre a receita total e o custo total: Lucro Líquido = Receita total – Custo Total.
Lucro bruto
O Lucro Bruto de uma empresa engloba os custos variáveis e a receita total. Os custos variáveis são despesas que podem alterar conforme a produção de uma empresa. Por exemplo, se uma empresa produz mil peças de roupa, seu custo com a matéria-prima de cada peça é X. Se a empresa opta por não produzir nada, seu custo será zero, sendo assim, os gastos com matéria-prima são variáveis.
Já a receita total tem a ver com o produto ou com o preço e a venda do serviço ou produto. Exemplificando em equação, seria: Receita Total = Preço X Quantidade de venda de produtos ou serviços. De forma muito simples e prática, o lucro bruto se baseia na diferença entre a receita total e os custos variáveis: Lucro Bruto = Receita Total – Custos Variáveis.
Assessoria Contábil
A MLoução Assessoria Contábil é um escritório contábil de grande visibilidade e referência nesse setor e tem uma experiência sólida em assessoria para empresas e empreendores em geral. Para entrar em contato clique aqui.