A comunicação é uma das melhores formas de se aproximar e conquistar os clientes.
Atualmente, é fundamental se destacar no mercado e garantir espaço no gosto dos clientes. O marketing de relacionamento é uma ferramenta poderosa para isso, afinal, promover sua marca focando em consolidar sua aproximação com os compradores garante fidelização.
O marketing de relacionamento tem como finalidade conquistar os clientes da empresa estreitando os laços com eles. A estratégia é fidelizar os compradores. A boa relação com o público é construída por meio da linguagem utilizada, pela maneira de tratar o consumidor ao longo de toda a compra, oferecendo bônus e promoções especiais e de diversas outras formas.
Qual é a importância do marketing de relacionamento?
Omar Souki, autor do livro as 7 chaves da Fidelização, explica que a maior parte dos negócios são fechados com os clientes fiéis de uma empresa e não com novos compradores. Por isso, o marketing de relacionamento focado em aproximar seus consumidores deve ser aplicado. Entenda a importância:
- Fidelização de clientes
A fidelização dos clientes permite uma receita mais previsível e custa menos que realizar prospecção de novos consumidores. Por isso, é tão importante. Felizmente, essa ação pode ser conseguida por meio do marketing de relacionamento.
- Menos gastos com marketing
Aqueles clientes já conquistados e com uma opinião positiva sobre seu negócio, divulgam a marca através do boca a boca. Tal marketing orgânico traz novos compradores com uma boa imagem do seu serviço. Isso significa menos gastos para se divulgar.
- Aumento nas vendas
Muitos compradores chegam até a última etapa da compra e então desistem ou optam por outra empresa. Uma opinião positiva pode ser o elemento chave para que o cliente finalize a aquisição. Desse modo, a relação desde o primeiro momento até a criação de vínculo são importantes e aumentam as vendas no fim do mês.
Como aplicar marketing de relacionamento na minha empresa?
Sabendo das vantagens e do impacto positivo, o próximo passo é inserir o marketing de relacionamento como estratégia do empreendimento. Em alguns passos, isso é possível. Veja:
- Conheça seu público
É preciso saber quem é o público-alvo do negócio. Assim, a comunicação pode ser pensada para realmente atrair e cativar aqueles que interessam para a empresa. Outro ponto é entender o que é importante para que aquele consumidor continue comprando de você.
- Enraize a cultura organizacional
Quando falamos em cultura organizacional, vale até para as empresas com um único funcionário. O importante é que o relacionamento com o cliente seja o foco do negócio e que essa seja uma prática constante.
- Comunique-se em todas as etapas
A comunicação é uma das melhores formas de se aproximar e conquistar os clientes. Por isso, ela deve fazer parte de todo o ciclo. Uma boa prospecção com a linguagem adequada, um bom relacionamento durante a compra, conversar com o cliente no pós compras etc.
- Elabore um programa de recompensas
É importante mostrar que valoriza o seu cliente e quer manter uma parceria. Propor recompensas, seja no nível de tratamento ou com promoções especiais é uma forma eficaz de manter o comprador cada vez mais próximo e ativo.
- Avalie os resultados
Quando se tem um bom relacionamento com o cliente, ele oferece feedback mais sincero e empático. Utilize essas informações para evoluir constantemente o contato e estreitar a relação.
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