Algumas empresas precisaram se adaptar ao modelo de trabalho home office, com o objetivo de não deixar de atuar e de manter o emprego de seus colaboradores.

A pandemia surpreendeu a todos. Nem o mais preparado dos empresários ou o mais cauteloso dos comerciantes poderia prever sequer metade das consequências provocadas por essa situação inusitada que o mundo vivencia em 2020.

Essa mudança na rotina da população trouxe também novos hábitos e a consolidação de comportamentos que, antigamente ou em outros casos, não seriam as atitudes ou atividades primordiais realizadas pelas pessoas.

Para falar sobre novos costumes que ficarão após a pandemia é preciso entender o contexto que se deu para que esses hábitos pudessem se consolidar. O principal motivo, sem dúvidas, foi o isolamento social. Com as pessoas sem poder sair de casa e com os comércios considerados não essenciais fechados, foi preciso estabelecer uma nova dinâmica entre comércio e consumidor.

Algumas empresas precisaram se adaptar ao modelo de trabalho home office, com o objetivo de não deixar de atuar e de manter o emprego de seus colaboradores.

Confira a seguir os principais novos hábitos e costumes trazidos pela pandemia:

Compras online – o número de vendas feita pelo e-commerce cresceu de forma considerável durante a pandemia. Mesmo com menor aporte financeiro, as pessoas não deixam de comprar. Então, já que não podem ir aos locais, fazem as compras pela internet.

Consolidação do delivery – a entrega em domicílio não é algo novo, mas durante esse período de pandemia se tornou praticamente obrigatório, principalmente para estabelecimentos que vendem comida. O delivery, por sinal, é a forma que muitos bares, restaurantes e lanchonetes encontraram para continuarem vivos em meio ao isolamento social e por não poderem receber os clientes.

Consolidação do home office – outro modo de trabalho que vive sob diversos mitos e tabus, mas que agora passará a ser adotado de forma definitiva por muitas pessoas e empresas. Diversos trabalhos podem ser feitos de casa e, muito possivelmente, assim continuarão mesmo quando a rotina puder ser retomada.

Higienização – se a preocupação com a higiene não era uma prioridade, certamente ela passará a ser após a pandemia. Estabelecimentos comerciais tenderão a oferecer álcool em gel e farão uma limpeza muito mais frequente da sua estrutura.

Reuniões por videoconferência – lives e reuniões online se tornaram ainda mais comuns na quarentena. Essa é uma lição que ficará após a pandemia: não importa o lugar e a distância, é possível se reunir. E isso mudará a dinâmica de muitas empresas, sem dúvida.

Maior cuidado financeiro – depois da surpresa causada pela pandemia, seguramente as pessoas ficarão mais precavidas em relação às finanças. Investimentos serão feitos com mais cautela, gastos serão repensados e existirá maior preocupação com o dinheiro.

Para encarar o pós-pandemia será preciso inovar e estar por dentro das novas tendências de mercado. A MLoução Assessoria Contábil é a solução ideal para o seu negócio. Saiba mais a respeito dos serviços oferecidos nas áreas contábil, fiscal, tributária, trabalhista, de legalização de empresas, pessoa física e consultoria clicando aqui.