Com todas as alterações na forma de fazer negócios e dificuldades provocadas pela mudança na dinâmica social, inovar deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade.

A pandemia mudou a realidade da população mundial em praticamente todos os aspectos. Planos foram alterados, eventos foram cancelados, a economia sofreu fortes impactos e a rotinafoi com pletamente alterada. A valorização da vida, adotando as recomendações de segurança como o isolamento social, agora, precisa ser a principal prioridade.

Contudo, como lidar com os negócios em meio a essa loucura provocada pela pandemia? Como enfrentar a crise e não ver tudo ir por água abaixo? A resposta é: inovando. Confira dicas de como encarar o desafio de inovar em meio à pandemia e o que fazer para amenizar os impactos nos negócios!

Como a pandemia afeta os negócios?

A crise provocada pela pandemia é uma das mais desafiadoras para empresários de todos os portes. Afinal de contas, além da surpresa pela chegada inesperada da situação, o lado financeiro também foi afetado. Com as pessoas em casa, as formas de fazer negócio precisam mudar. As vendas agora são mais focadas no delivery do que no presencial.

E, como encarar a crise antes de pensar em inovar?

Falta caixa para fazer os pagamentos, visto que o número de vendas se reduziu. A nova dinâmica também afeta os funcionários, com muitos precisando ser desligados ou ter seus contratos suspensos para que a empresa possa continuar viva.

Com menos vendas, o estoque se mantém por mais tempo. O que fazer para que esse produto "antigo" possa ser vendido quando a situação melhorar? Certamente é um momento de muitas dúvidas e poucas certezas, mas ainda assim é possível – e necessário – se adaptar.

Como inovar em meio à pandemia?

Inovar é uma palavra bastante comum no ramo dos negócios, principalmente quando trazemos o setor do marketing para a equação. Uma das suas funções é justamente buscar por formas de buscar a inovação sem perder a essência do que a empresa já faz.

Em meio à pandemia, com todas as alterações na forma de fazer negócios e dificuldades provocadas pela mudança na dinâmica social, inovar deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade. Listamos três aspectos que podem ajudar a atualizar os negócios e ter um momento de alívio para encarar a crise:

1 – Usar a internet e as redes sociais: o mercado exige que as empresas estejam presentes no cotidiano das pessoas. E não há forma mais propícia pra isso do que a internet. Ainda mais em tempos de pandemia, onde não se deve ir à rua sem necessidade ou com o comércio presencial suspenso em diversos locais. Divulgar produtos e serviços na internet, criando um conteúdo de qualidade para ajudar na propagação desse conteúdo é essencial. Se o seu negócio não está na web, é a hora de inovar e buscar estar no máximo de plataformas possíveis – Facebook, Instagram, Twitter e até mesmo o TikTok são ótimas opções.

2 – Apostar no delivery: o número de vendas para entrega em domicílio cresceu de forma explosiva durante a quarentena. As pessoas não podem ir aos estabelecimentos, mas podem ter seus produtos em casa, desde que o comércio faça a entrega no lar. Por isso, se o seu negócio tem essa possibilidade, não perca tempo. A contratação de um entregador é a melhor opção, mas, até mesmo, o próprio dono do negócio, tendo um veículo, pode realizar as entregas.

3 – Testar novidades: tempos difíceis pedem soluções criativas. Está sendo bem comum ver empresas mudando o direcionamento dos seus negócios ou apostando em outros produtos que, geralmente, não venderiam em situações normais. Veja e entenda as necessidades das pessoas e pense que testar novidades pode ser a melhor solução. E o que é mais inovador do que uma boa novidade, não é mesmo? Se você vende roupas, por exemplo, que tal oferecer máscaras de proteção? Esse é apenas um dos muitos exemplos de novidades que você pode fazer.

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