Gerir uma empresa é um processo que exige contínuo aprendizado, pois são várias as burocracias para se lidar. Muitas dessas obrigações estão relacionadas à contratação de funcionários, um dos pontos fundamentais para o desenvolvimento da empresa. Juntamente com a contratação de colaboradores vem a necessidade de conhecer detalhes como encargos, legislação trabalhistas, dentre outros conhecimentos específicos.

Entre as várias informações obrigatórias que precisam ser informadas pelo empregador está a chamada Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Como o próprio nome já sugere, esse é um documento que especifica, bem como identifica, as mais diversas profissões que fazem parte do mercado de trabalho no Brasil.

Um detalhe importante, e que deve ser conhecido pelo empregador, é justamente o fato de que o CBO, por si só, não configura um caráter regulamentário das atividades trabalhistas no Brasil. Muito pelo contrário, a grande finalidade do CBO é servir como um documento de referência de forma a fomentar medidas públicas que melhorem as condições de empregabilidade no país.

Para que serve o CBO?

Essa é uma das grandes dúvidas no ambiente das empresas, pois muitas pessoas acham que esse é simplesmente um documento inútil. No entanto, o CBO tem papel fundamental quando o assunto é oferecimento de oportunidades de registro na carteira de trabalho. Sendo assim, o objetivo é assegurar que os direitos trabalhistas e de seguridade social dos trabalhadores sejam garantidos levando em consideração sua respectiva ocupação.

Outro ponto interessante é que essa classificação é um importante parâmetro no desenvolvimento de pesquisas e acompanhamento do mercado de trabalho no Brasil. Grande parte das ações desenvolvidas nessas pesquisas, estudos e análises do nível de empregabilidade no país levam em consideração as classificações para facilitar as estatísticas de desemprego.

Como consultar o CBO?

A consulta do CBO é fundamental, tanto para o trabalhador que deseja ser reconhecido pela função que ele desempenha, como para o empregador que necessita fazer o devido registro na Carteira de Trabalho. A boa notícia é que esse processo não é complicado, sendo que é possível fazer a consulta pelo meio digital.

Ministério do Trabalho e Previdência dispõe de uma página em seu site oficial exclusiva para as questões do CBO. É por meio desse site que o empregador, bem como o empregado, pode fazer a consulta do CBO adequado. A busca pode ser realizada através de diferentes parâmetros. Com isso, a pesquisa pode ser feita com base no nome ou no número do CBO em questão. No caso da pesquisa pelo nome, existem as opções de pesquisa para nome da ocupação, ocupação específica além da família ocupacional.

A pesquisa pelo número pode ser realizada por meio da opção código. Para que tenha êxito, será necessário inserir o código da família de ocupação e o mesmo código da ocupação em si.

O CBO é um importante parâmetro para o reconhecimento da ocupação de um colaborador no ambiente de trabalho. Registrar o correto CBO da profissão do empregado na carteira de trabalho é reconhecer a importância de suas atividades para o desenvolvimento do negócio.

Philia Assessoria Contábil

Oferecer serviços de qualidade nas áreas contábil, fiscal, legalização de empresas, trabalhistas, dentre outras, é um dos diferenciais da Philia Assessoria Contábil. Esse é um escritório de referência para empresas e pessoas físicas em Curitiba e região, que precisam de assessoria técnica com excelência. Essa excelência é resultado de valores como ética profissional, respeito ao cliente e eficiência que são aplicados diariamente.

Para mais informações é só clicar aqui.