O balanço patrimonial é uma ferramenta fundamental para qualquer empresa. Ele permite que a estrutura do negócio possa ser apresentada de forma resumida que, até mesmo, leigos entendam do que se trata.
Dessa forma, ele não diz respeito somente ao cumprimento de exigências da lei, mas também visa auxiliar na estruturação de planos e metas internas.
O que é balanço patrimonial?
De forma bem simples, o balanço patrimonial é o levantamento de dados, por meio de uma documentação específica, tendo em vista a necessidade de ajudar a equipe contábil a ter uma visão ampla e correta sobre como está a situação atual da empresa em relação aos seus bens e custos.
É por isso que quando uma empresa “fecha para balanço”, ela está apenas realizando levantamentos para calcular a sua situação financeira dentro de um determinado período. Na maior parte dos casos, esse período corresponde a um ano de atividades.
Qual é a composição do balanço patrimonial?
O balanço patrimonial é composto de três itens distintos:
- Ativos: tudo aquilo que a empresa possui: aplicações financeiras, itens no estoque e bens, por exemplo.
- Passivos: são todas as obrigações financeiras da organização: dívidas, contas a pagar, ou seja, qualquer espécie de pagamento a ser feito.
- Patrimônio líquido: diz respeito à diferença (positiva) entre o valor dos ativos e o valor dos passivos. Em outras palavras, todo o capital que a empresa possui.
Em um primeiro momento a ideia e a aplicação do conceito de balanço patrimonial pode parecer algo complexo, mas na verdade, é apenas um levantamento dos valores que foram investidos em estoque, pagamentos aos funcionários, débitos, empréstimos e qualquer outro tipo de item.
Como realizar o balanço patrimonial?
O primeiro passo a ser considerado para a realização do balanço patrimonial é a empresa fazer o levantamento dos ativos que tem, lembrando que estes envolvem todos os direitos e bens que ela pode transformar em dinheiro.
O segundo passo é levantar exatamente o oposto dos ativos, ou seja, os passivos. Esse segundo elemento, como observado, são as dívidas e obrigações financeiras da empresa.
Com esses dois levantamentos em mãos, o próximo passo é confrontá-los. O resultado da diferença entre o total atribuído aos ativos e passivos é que constituem o patrimônio liquido. E é esse resultado final que deve ser sempre considerado e usado como critério chave para determinar se empresa está bem ou não.
O balanço patrimonial é como se fosse uma foto da empresa. Por meio dele, o gestor poderá extrair uma variedade de análises financeiras e avaliar situações diferentes. Por exemplo, podemos verificar o que ainda temos a receber dos clientes.
Em uma análise mais profunda feita por um contador, é possível até mesmo saber o grau de evolução do patrimônio e das finanças da empresa sendo possível a comparação do período atual com anos anteriores.
Ajuda Especializada
Realizar corretamente o balanço patrimonial pode não ser uma tarefa muito simples. Por isso, contar com ajuda especializada é essencial para que tudo corra bem.
A Krüger & Loução Assessoria Contábil pode ajudar nesse processo. O escritório atua em todas as frentes envolvendo o setor contábil das empresas, além de fornecer serviços de consultoria.