Muitas vezes a burocracia e a papelada excessiva acabam tornando as tarefas e empreendimentos demasiadamente maçantes. A lentidão dos processos no país faz com que muitas pessoas pensem em desistir de dar seguimento a determinados procedimentos administrativos e até mesmo fiscais.

No sentido de mudar essa característica tão enraizada no contexto brasileiro, o SPED tenta trazer mais agilidade ao processo de receber as informações fiscais e contábeis das empresas no Brasil.

Para ajudar a compreender melhor esse sistema, este artigo tem como objetivo explicar de forma simples o que é o SPED, para que ele serve, o que o compõe e quais são os seus principais benefícios.

O que é o SPED?

O SPED é a abreviação de Sistema Público de Escrituração Digital, uma tecnologia que é parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC). Foi implementado no ano de 2007 junto com o advento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Trata-se de uma plataforma que busca a agilidade, a economia de tempo e de gastos e o controle do fisco pela Receita Federal do Brasil. Constitui-se como uma iniciativa de integrar as administrações tributárias nas três linhas governamentais: federal, estaduais e municipais.

Além disso, ele é uma ferramenta transparente e de fácil utilização que permite uma melhoria substancial na qualidade das informações fiscais e contábeis.

Para que serve o SPED?

Basicamente o SPED foi criado como uma forma de aperfeiçoar a relação entre o fisco e os seus contribuintes, de promover a integração entre os fiscos e de viabilizar de maneira ágil o cumprimento das obrigações fiscais. Tudo isso com o objetivo de incentivar o repasse de informações das empresas.

O SPED é também um grande facilitador na hora de comprovar a situação regular da empresa, pois torna dispensável a utilização de papeis para efetuar a escrituração contábil e fiscal. Além do mais, ele padroniza os arquivos digitais das escriturações fiscais e contábeis das pessoas jurídicas.

Como funciona o SPED?

O SPED é obrigatório para todas as empresas e em todo o território nacional, exceto para as empresas do SIMPLES. De modo geral, atualmente ele é composto de sete suboprojetos, que são:

  • a Escrituração Contábil Digital (ECD);
  • a Escrituração Fiscal Digital (EFD);
  • a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
  • a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e);
  • Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e);
  • Livro de Apuração do Lucro Real (E-Lalur);
  • e a Central de Balanços.

Principais benefícios

Além da rapidez e praticidade, o SPED ainda possui vários outros benefícios, tais como:

  • redução de custos com emissão, impressão e armazenamento de papel;
  • padronização das informações enviadas para o fisco;
  • redução nas falhas no cumprimento das obrigações fiscais e contábeis;
  • melhoria na qualidade das informações;
  • a diminuição substancial da sonegação involuntária.

O SPED é a solução do fisco para tornar automatizado o envio das informações das empresas. Baseado na transparência mútua, ele contribui para manter os estabelecimentos empresariais dentro das normas e leis, além de controlar o cumprimento das obrigações para com o fisco.

Por fim, cabe dizer que o sistema facilita a vida contábil das empresas, pois ele elimina grande parte do tempo perdido e o estresse com as burocracias e papeladas excessivas.