O planejamento anual é o primeiro passo para que sua empresa consiga os resultados esperados no ano seguinte.

O planejamento é a palavra-chave que envolve todos os processos de um negócio. E não é diferente quando o assunto é estabelecer metas, analisar o desempenho da sua empresa, projetar futuros ganhos, investimentos e, até mesmo, perdas em períodos seguintes. O planejamento anual é o primeiro passo para que sua empresa consiga os resultados esperados no ano seguinte.

Uma das principais vantagens do planejamento anual está diretamente ligada à possibilidade de o empresário fazer uma reavaliação daquilo que a empresa gerou no ano anterior. Dessa, forma é possível projetar e direcionar ações em pontos específicos que trouxeram mais resultados. Além disso, é claro que essa iniciativa também possibilitará corrigir e melhorar áreas da empresa que não trouxeram tantos resultados ou não entregaram aquilo que se esperava. Outro destaque está relacionado à análise de investimentos feitos, gastos e despesas em geral. No planejamento anual é possível ajustar tais parâmetros.

Balanço do ano anterior

Algo que não pode faltar no planejamento anual é a análise detalhada daquilo que ocorreu no anterior ao projetado. E não estamos falando apenas de um balanço financeiro, mas, sim, da junção de várias informações relacionadas às ações e direcionamento de investimentos que ocorreram na empresa. O objetivo aqui é destacar quais ações tomadas e investimentos realizados trouxeram mais benefícios para o seu negócio. O resultado positivo pode ser medido por meio do sucesso (ou não) de parâmetros como, por exemplo:

  • Criação e lançamentos de novos serviços e/ou produtos;
  • Produtividade;
  • Aumento do número de clientes;
  • Resultados de campanhas de marketing;
  • Otimização de processos;
  • Diminuição de custos operacionais;
  • Aumento do faturamento.

Metas para o ano seguinte

Uma vez que os resultados do ano anterior estão em suas mãos, agora é hora de definir suas metas para o planejamento anual. Ou seja, estamos falando dos objetivos – em curto prazo – que devem ser atingidos de acordo com os propósitos estabelecidos. Dessa forma, será preciso definir metas como, por exemplo, volume de vendas, quantidade mínima de clientes que devem ser conquistados, resultados financeiros, melhoria de serviço e/ou produtos, possíveis investimentos para expandir o negócio e etc..

Essa é uma parte um tanto delicada do planejamento anual. Ao mesmo tempo em que, atingir tais objetivos será fundamental para chegar aos resultados planejados, eles devem ser palpáveis, ou seja, as metas estabelecidas devem estar de acordo com a realidade do seu negócio. Fixar metas fora do alcance do seu negócio só trará problemas ao invés de resultados positivos e soluções.

Definição do orçamento

Uma vez que você já sabe que investimentos devem ser feitos no ano seguinte, quais ações serão direcionadas aos membros-chave da empresa, além de conhecer as metas, então chegou o momento de definir o orçamento que cobrirá todos esses processos. Com isso, será preciso levar em consideração informações relevantes, tais como, investimento com treinamento e capacitação de funcionários, folha de pagamento, despesas fixas e variáveis, entre outros.

Cronograma

Todo o seu esforço em planejar as metas para o ano seguinte pode não surtir efeito algum caso ele não esteja diretamente associado a um cronograma. O calendário é bastante importante, tendo em vista a necessidade de definir prazos para que suas metas sejam alcançadas. É preciso saber exatamente em que momento do ano um determinado investimento deverá ser feito ou quando uma nova promoção deve ser lançada, por exemplo.

A definição dessa espécie de calendário administrativo da empresa contribuirá para o alcance das metas de forma mais organizada. Não podemos deixar de destacar que o cronograma também ajuda bastante quando o assunto é a divisão de tarefas, uma vez que permite que todos os funcionários conheçam mais detalhadamente quando devem entregar um resultado e o que será preciso para conseguir fazê-lo no tempo solicitado.

Além disso, dos itens básicos destacados acima, o planejamento anual também pode levar em consideração informações como:

  • Fatores externos: o planejamento anual deve levar em consideração fatores externos que podem influenciar negativamente o seu negócio. Uma crise econômica, por exemplo, naturalmente pode trazer menor demanda.
  • Cenários: uma vez que o seu negócio também depende de fatores que estão fora do seu controle, será importante pensar em cenários que vão desde aos mais otimistas até os mais pessimistas.
  • Análise da concorrência: sempre é importante colher informações em relação aos negócios que estão concorrendo diretamente com o seu. Saber o desempenho dos seus concorrentes também pode ajudar a traçar metas e definir planos para melhorar sua atuação junto ao seu público-alvo.

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