Seja você parte de uma empresa que teve um desempenho excelente no primeiro semestre ou uma pessoa que perdeu o controle dos gastos desde o início do ano (ou ainda, se encontra em algum lugar entre esses dois cenários), é sempre possível — e crucial — realizar um planejamento financeiro para o segundo semestre. Isso é verdadeiro mesmo que haja a tentação de adiar o problema para o próximo ano.
Por onde começar? Quais são os passos necessários? Ainda há tempo de estruturar um planejamento do zero para este ano? Para encontrar essas e outras respostas, continue lendo e entenda melhor como aprimorar seu planejamento financeiro!
É possível iniciar um planejamento financeiro a esta altura?
A resposta é: sim, definitivamente! De fato, é fundamental ter um planejamento financeiro para o segundo semestre, independentemente de como foi o desempenho no primeiro.
Mas, atenção! Isso não significa que você deva ignorar o que já aconteceu e fingir que está começando do zero. O que ocorreu até agora é relevante e deve ser levado em consideração em seu planejamento.
Primeiros Passos no Planejamento Financeiro
Embora possa parecer um clichê, a resposta é simples: comece pelo começo. Revise seu desempenho financeiro no primeiro semestre, pois ele será a base para o planejamento do próximo semestre.
Se o desempenho não foi bom, você poderá se concentrar em recuperar suas finanças. Se foi positivo, poderá buscar aprimorar seus resultados ou investir em inovações, como melhorias na empresa, contratação de pessoal, investimentos em projetos pessoais ou até mesmo um período de descanso ou férias (sempre dentro do planejamento, é claro).
Depois da revisão, quais são os próximos passos?
O foco agora deve ser nas metas. Quais são os planos a médio e longo prazo? Selecione objetivos realistas e factíveis, considerando o tempo necessário para a execução e que eles dependem das ações tomadas no curto prazo. Inclua os pequenos passos que gradualmente levarão ao atingimento desses objetivos.
Depois de definir as metas, comece a executá-las estabelecendo um orçamento específico. Ao designar valores precisos, você tem controle sobre o quanto poderá gastar.
Claro, imprevistos acontecem, mas para minimizá-los, faça previsões financeiras. Baseando-se nos problemas que já surgiram, antecipe possíveis desafios futuros, estime seus custos e reserve um espaço no orçamento para isso. Lembre-se de incluir os investimentos também, não apenas os gastos.
Inovar, prever e contar com ajuda profissional
Não hesite em inovar (com cautela, é claro)! A tecnologia está aí para auxiliar em nosso trabalho, tornando-o mais intelectual do que físico. Leve isso em consideração e utilize a tecnologia para auxiliar em seu planejamento.
E se houver insegurança ou dúvida sobre o que é ou não confiável, lembre-se que há empresas especializadas que podem ajudá-lo com isso e proporcionar mais segurança nas áreas que você não domina. Portanto, não hesite em buscar ajuda quando necessário.
A solução para todos os problemas?
Como se costuma dizer: “Cada caso é um caso”. Não podemos garantir que essas estratégias resolverão 100% dos problemas de todos, ou que farão o planejamento financeiro ser completamente eficaz. É fundamental ter uma boa gestão de risco e trabalhar individualmente cada aspecto, para garantir o melhor resultado em seu planejamento.
Se você está procurando por assistência eficiente, confiável, com credibilidade e, principalmente, que respeite o cliente, a Philia Assessoria Contábil é a sua melhor escolha.
Oferecemos os melhores serviços contábeis para empresas comerciais, industriais e de diversos outros setores, sempre contando com o auxílio da tecnologia. Visite nosso site agora mesmo clicando aqui e conheça nossos serviços!