Quem administra uma empresa geralmente já se acostuma logo a realizar, por exemplo, as gestões do estoque, de recursos humanos, de recursos e de vendas. De fato, gerir todas essas áreas é muito importante, mas há, ainda, outro ponto fundamental que merece a atenção dos administradores: a gestão tributária. Uma empresa que não planeja e entende bem os seus gastos tributários pode estar pagando mais do que deve e gerando prejuízos para si própria. É para evitar que esse tipo de problema aconteça que o planejamento tributário existe.
O QUE É PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
Planejamento tributário é o nome que se dá à análise dos impostos que devem ser pagos pela empresa. É durante a preparação dessa ferramenta que se estuda, ainda, se há e quais são as formas de se reduzir a carga tributária incidente, gerando economia para o negócio. Essa ferramenta tão importante se divide em duas espécies: estratégica e operacional.
O planejamento tributário estratégico é responsável por dar fundamento ao planejamento operacional, já que nele é analisado qual será o melhor regime tributário para se enquadrar a empresa, estudando os custos e os benefícios de cada um. É também durante a fase estratégica que se adquire todo o conhecimento necessário acerca de outras questões fiscais, como aquelas relativas à própria atividade fim da empresa, além de se traçar pontos como, por exemplo, qual é a localização mais adequada para fixar o negócio, qual será o regime de contratação dos colaboradores e de quanto será o capital necessário para iniciar a empresa. Vale ressaltar que todo esse planejamento estratégico deve sempre ser feito dentro do que ditam as leis sobre o assunto.
Uma vez realizado o planejamento estratégico, parte-se para a parte prática: o planejamento tributário operacional, que se materializa em ações como escriturar corretamente cada operação realizada pela empresa e pagar os impostos devidos dentro do prazo, evitando-se o acréscimo de juros e demais penalidades que possam ser aplicadas.
IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA A EMPRESA
Agora que já se sabe o que é um planejamento tributário, é hora de delinear bem por que é que essa parte da gestão de uma empresa é tão importante.
Talvez a importância primordial do planejamento tributário seja, justamente, a definição de um regime de tributação menos oneroso para a empresa, mas que siga o que é determinado em lei para aquele negócio, levando em consideração variáveis como o tamanho da empresa e qual será a sua atuação no mercado.
Outro motivo pelo qual essa ferramenta é essencial para o bom andamento da pessoa jurídica é o fato de ela possibilitar o recolhimento corretos dos impostos, pagando-os da forma adequada, segundo regras próprias de enquadramento para cada fato gerador da obrigação fiscal, e evitando gastos provenientes da geração equivocada de guias de pagamento, por exemplo.
Tudo que foi dito neste tópico pode ser resumido em planejar para se evitar o que os profissionais da área chamam de elisão fiscal. Vale ressaltar que um planejamento tributário bem feito impacta diretamente no preço final do produto ou do serviço comercializado pela empresa, podendo melhorar significativamente o seu desempenho no mercado ao longo do tempo.
COMO FAZER UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
Chegou a hora de entender como é que um planejamento tributário deve, então, ser feito.
Uma das dicas mais importantes aqui é que se procure por profissionais qualificados no ramo, que possam prestar um serviço especializado e mais eficaz. Principalmente porque esta pode ser uma tarefa bastante complexa, que envolve diversos tipos de conhecimento e que costuma demandar o investimento de uma quantidade significativa de tempo.
De toda forma, começa-se coletando dados como: o porte, os possíveis enquadramentos, a atividade fim e as atividades operacionais e correlatas. É escolhido o melhor regime de tributação para o caso e, a partir daí, é elaborado o plano tributário contendo todos essas informações para que a empresa possa se desenvolver em dia com o fisco e evitando gastos desnecessários.
MLOUÇÃO ASSESSORIA CONTÁBIL
Uma das vertentes de atuação da Philia Assessoria Contábil é justamente a área tributária, prestando um serviço de qualidade aos clientes. Trata-se de um escritório contábil de referência na cidade de Curitiba, Paraná, que conta com uma cartela completa de serviços capazes de entregar as melhores soluções para as mais diversas empresas.
Clique aqui e saiba mais.