Montar uma empresa e planejar todo um negócio não é uma tarefa simples. É preciso saber lidar com assuntos importantes e que trazem consequências diretas para a empresa, como é o caso da legislação tributária brasileira. Por isso, uma das principais alternativas que o empreendedor ou acionista encontra é procurar um sócio administrador para dividir as tarefas e responsabilidades de um estabelecimento.
É preciso saber exatamente qual o papel, funções e responsabilidades de um sócio administrador para que a solução não acabe virando um problema. Um exemplo muito simples é confundir as atribuições de sócio administrador e sócio quotista. Enquanto que o primeiro é responsável direto pela gestão do negócio e também entra com parte do capital para abrir a empresa, o segundo é apenas responsável por inserir o capital necessário para determinar a participação na sociedade. Dessa forma, ambos têm participação nos lucros, mas apenas o sócio administrador é o responsável pela gestão da empresa.
Quais as principais atribuições do sócio administrador?
As atribuições e responsabilidades de um sócio administrador em uma sociedade empresária são amplas e vão, desde a área de gestão do negócio até a responsabilidade legal. Ou seja, é ele quem gere o negócio no dia a dia da empresa e, também, aquele que responde legalmente pelos atos e operações do negócio.
Dessa forma, toda a gestão financeira, administrativa e organização do estabelecimento passam pelas decisões do sócio administrador. Com isso, ele é o responsável direto por gerir, planejar, tomar decisões e controlar a empresa. O planejamento, por exemplo, consistirá em definir metas, cenários futuros, quais os resultados são aceitáveis ou não, analisar quais os setores do negócio estão conseguindo entregar os resultados esperados e como resolver o problema de departamentos com gargalos.
Outra importante atribuição de um sócio administrador é a gestão interna, seja do negócio em si ou da própria equipe de colaboradores. A gestão da empresa não diz respeito apenas à análise de resultados financeiros, mas também significa transmitir ideias aos subordinados e influenciar a equipe de colaboradores, de forma a conseguir os resultados planejados e desenvolver uma cultura organizacional de sucesso no ambiente de trabalho.
O sócio administrador é o responsável direto por responder legalmente junto aos órgãos reguladores, como é o caso da Receita Federal. Vale destacar que essa responsabilidade também pode ser dividida entre os demais sócios, por exemplo, no caso de condenação ou penalidades a serem cumpridas, todos também sofrem as consequências, e não apenas o sócio administrador.
Assessoria Contábil
Além de um sócio administrador para comandar a gestão do negócio, é muito importante contar com assessoria técnica em assuntos mais específicos, como é o caso do enquadramento correto da empresa na legislação tributária, por exemplo. Por isso, contar com os serviços da M.Loução Assessoria Contábil é uma grande indicação para que a empresa consiga atingir os objetivos planejados. Além da área contábil, a M.Loução também oferece serviços nas seguintes áreas:
- Fiscal
- Tributária
- Trabalhista
- Legalização de Empresas
- Pessoa Física
- Consultoria
Os serviços oferecidos pelo escritório são perfeitos para auxiliar no desenvolvimento do negócio bem como para trazer novas soluções, diferenciais e inovações para empresas já em funcionamento. Mais informações aqui.