Por ser um dos mais importantes relatórios de gestão, o balanço patrimonial não pode ser negligenciado pelo empresário.

O balanço patrimonial ou simplesmente BP, consiste em uma das mais importantes demonstrações financeiras no universo da contabilidade. Ele também é comumente chamado de "balanço contábil" que, na prática, também serve para definir o demonstrativo.

Ainda que possua uma importância ímpar como ferramenta de gestão para analisar e projetar o negócio, o balanço patrimonial tende a ser negligenciado por alguns empreendedores. Contudo, essa postura pode resultar em sérios danos para o planejamento e a saúde financeira de uma organização.

Para se ter noção da relevante função do balanço patrimonial é necessário saber com exatidão o que ele é, para que serve e também quando deve ser feito. Saiba mais:

O que é?

De forma muito objetiva e simples é possível indicar que o balanço patrimonial consiste em um relatório de ordem financeira, por meio do qual são demonstradas, na totalidade, as movimentações feitas em uma empresa, considerando determinados e específicos períodos. Ele diferencia-se de outros demonstrativos por envolver todo o patrimônio do empreendimento empresarial.

Quando em sua elaboração, é necessário indicar por completo a situação patrimonial, ou seja, os bens, direitos e obrigações legais existentes. É perfeitamente possível afirmar que o balanço, enquanto um demonstrativo para análise bastante completo, pode entregar uma visão sistêmica do situacional do patrimônio, fato que é de alta importância para uma completa gestão empresarial.

Para que serve o balanço patrimonial?

Uma das mais cruciais funções do balanço patrimonial é a de clarear a situação financeira de uma empresa. Isto acontece através do fornecimento de informações úteis, utilizadas como "insumos" extremamente necessários para que sejam tomadas decisões assertivas e eficazes quanto aos negócios.

Em decorrência da análise dos dados contidos em um balanço, é possível realizar um planejamento estratégico financeiro, baseando-se em informações fiéis para projetar de forma realista seu panorama no mercado.

O balanço patrimonial não deve ser confundido, ou assemelhado sobremaneira, com o fluxo de caixa. Enquanto o primeiro trata de dados estatísticos (estáticas), o segundo trabalha com variáveis (dinâmicas).

Outra utilidade fundamental do demonstrativo é a possibilidade da observação de históricos, considerando períodos, para entender e agir com vistas na capacidade de endividamento da empresa, bem como sua relação com a lucratividade, potencial de investimento e seu crescimento.

Momento certo para se fazer o BP

Considerando a obrigatoriedade, o balanço patrimonial deve ser feito anualmente, porém, de acordo com o tamanho da empresa. Ele deve ter sua atualização, até mesmo, mensal, se possível. Realizando-o em períodos menores do que um ano ele torna mais fácil as informações serem consolidadas ao final do exercício.

De qualquer forma, ele deve ser um documento com total fidelidade de informações, sem apresentação de erros, não só devido as implicações legais que a questão apresenta, mas também para as informações corretas como ferramentas a serem utilizadas pelos gestores na tomada de decisões.

Com uma equipe de colaboradores com alta expertise no desenvolvimento profissional das áreas em que atua, a Krüger&Loução é um escritório referência na área contábil. Oferecendo também serviços e soluções eficazes nas áreas: contábil, fiscal, tributária, trabalhista, legalização de empresas, pessoa física e consultoria, a Krüger&Loução auxilia no desenvolvimento e eficácia dos negócios de seus clientes. Visite o site da empresa e saiba mais.