Controle patrimonial é uma série de procedimentos de natureza contábil que propiciam a melhor gestão dos negócios, gerando relatórios financeiros atualizados capazes de acompanhar a real situação da empresa ao longo do tempo. Isso acontece por meio do gerenciamento de todos os patrimônios e ativos a ela pertencentes.
Não ter o controle patrimonial em dia impede que se tenha uma visão adequada da real situação financeira da empresa – o que pode abrir espaço para uma série de atos que ultrapassem as capacidades do negócio, depreciando assim os seus bens, gastando mais com impostos desnecessário e dificultando sobremaneira o seu crescimento.
Para muito além de cumprir ditames legais, a finalidade do controle patrimonial é justamente permitir que a empresa se torne cada vez mais estruturada e sólida, fazendo com que as aquisições sejam feitas de modo otimizado, diminuindo o percentual de desperdícios, mantendo em controle a movimentação financeira, mantendo as informações sempre a postos e preparadas para passarem pelos mais diversos procedimentos de auditoria.
À primeira vista, o controle patrimonial pode até parecer uma preocupação necessária apenas para as empresas de grande porte, mas o que algumas pessoas não sabem é que se trata de uma ação essencial – e muito benéfica – também para empreendimentos de pequeno e médio portes, principalmente por que se trata de uma das principais ferramentas a serem utilizadas para o seu eficaz crescimento.
É fato que manter a gestão eficaz de todos os patrimônios de um negócio não é uma tarefa das mais simples, envolvendo uma série de etapas burocráticas, a confecção de diversos relatórios e o acompanhamento em tempo real de muitas variáveis, exigindo, muitas vezes, até mesmo que se tenha uma equipe especializada e focada nessas tarefas, de modo a garantir que todos os passos sejam feitos o máximo de cuidado e qualidade possível, dada a importância já dita do controle patrimonial. E é exatamente por isso que contratar uma assessoria contábil é sempre a melhor opção.
Ainda há quem diga que contar com uma boa assessoria contábil é um gasto muito alto, mas a verdade é que esta é uma decisão que traz consigo diversas vantagens, como é o caso das duas descritas abaixo:
-
Possibilidade de efetuar consultorias com profissionais especializados sempre que necessário: o dia a dia de uma empresa envolve negociações dos mais diferentes tipos, que podem gerar a assinatura de contratos. Na hora de fechar um negócio novo ou de renovar um antigo, por exemplo, ter uma assessoria contábil para analisar e dar pareceres especializados sob a viabilidade do que se pretende fazer, distinguindo com mais propriedade uma oportunidade de algo que possa prejudicar a empresa imediatamente ou no futuro é tranquilizador e auxilia na melhor gestão empresarial.
-
Economizar não só dinheiro, mas também tempo: ao contrário do que algumas pessoas acreditam, ter uma assessoria contábil é a melhor escolha para quem busca economizar dinheiro, já que é uma contratação muito mais barata do que manter uma equipe especializada de profissionais trabalhando exclusivamente para a empresa, mantendo com essas pessoas uma relação trabalhista. Para além disso, a assessoria contábil poupa tempo aos empresários e administradores, que podem contar com profissionais de confiança e focar a sua atenção em outros aspectos da empresa.
A Philia Assessoria Contábil é um escritório referência que oferece aos clientes as melhores soluções, com serviços de qualidade, tecnologia de ponta e uma equipe preparada e qualificada para gerar os melhores resultados de forma estratégica, auxiliando no crescimento e no desenvolvimento das empresas.
Clique aqui e saiba mais.