Para não se sobrecarregar e também não diminuir sua produtividade, siga à risca o horário e tempo definidos.

A quarentena e as medidas de isolamento social obrigaram muitos trabalhadores a executar o trabalho em home office, porém, o ambiente de casa pode levar muitos a ultrapassarem os limites e estenderem muito a jornada. Ou, ainda, adiar demais seus afazeres e precisar trabalhar em um ritmo cansativo para compensar.

Para ter eficiência sem cometer excessos, preparamos algumas dicas para usar durante a quarentena. Confira como manter a produtividade nesse período sem exagerar:

Delimite seus horários

Um dos maiores problemas gerados pelo home office é a quebra da barreira de horários. Afinal, quando se precisa ir para o trabalho, temos definido quando começar e quando ir embora. Já, em casa, o expediente é executado em horários mais flexíveis. No entanto, isso pode se tornar uma armadilha, uma vez que, ao atrasar muito o início de sua jornada, você também precisa trabalhar até mais tarde. Observe que a falta de uma rotina estabelecida afeta o trabalho, mas também, o descanso.

Defina a jornada

Para delimitar os horários, comece pensando em quantas horas você precisa trabalhar por dia. Em seguida, escolha um horário em que possa se dedicar, com o menor número de distrações possível. Separe, ainda, o tempo que você necessita fazer pausas, para atividades como almoçar. Um lembrete é ser razoável na escolha da duração do tempo de foco. Respeite o seu limite e deixe uma quantidade de horas suficiente para o sono, para se alimentar, cuidar da casa etc. Não é por estar trabalhando em casa, que todo o tempo se deva passar trabalhando.

Respeite os limites

Para não se sobrecarregar e também não diminuir sua produtividade, siga à risca o horário e tempo definidos. Isso vale para o trabalho e também para o descanso. Ao cumprir todo o tempo em atividade que estipulou, vai ter a sensação de tarefa cumprida e poder desfrutar seu relaxamento sem culpa.

Evite distrações

Embora seja contra intuitivo, para não exagerar trabalhando, é fundamental ter foco enquanto executa as tarefas. Isso ocorre, pois ao interromper o trabalho para verificar o telefone, conversar ou atender a uma distração, você perde a concentração. Assim, para voltar a se dedicar, um novo esforço de atenção será necessário.

Esse hábito torna a rotina arrastada e cansativa, pois muita energia é gasta para executar a mesma tarefa. Com o mau aproveitamento do tempo, suas jornadas de trabalho vão precisar ser mais extensas. Outro ponto é que se houver atraso, será necessário acelerar em um ritmo desconfortável e exaustivo.

Separe os espaços

Por estar em casa, sua mente pode sentir dificuldades de assimilar que é hora de trabalhar. Outro problema é acabar se envolvendo em resolver problemas da residência ao invés de se dedicar.

Sendo assim, reserve um canto mais quieto da casa para montar seu espaço de trabalho. Ao se sentar ali, foque nos afazeres e não se permita ser interrompido. Na hora do descanso, vá para longe daquele local e aproveite sem se preocupar com o que ainda falta fazer.

Elimine o que atrapalha

Uma forma eficaz de se distrair menos durante a jornada e trabalhar mais focado, é eliminando as distrações. Para isso, sente-se e anote tudo que costuma tirar sua atenção enquanto trabalha. Isso vale para notificações no celular, familiares que solicitam sua atenção etc.

Em seguida, proponha soluções para evitar que tais coisas que atrapalhem. Por exemplo, deixar o celular desligado e em outro cômodo e solicitar que o familiar fale com você após o período de trabalho. Aplicando essas estratégias, você vai render muito mais e trabalhar menos.

Estabeleça metas de trabalho

Essa dica talvez seja a mais poderosa para trabalhar com eficiência, sem sobrecarregar a rotina. Controlar seus afazeres permite segmentá-lo para fazer em um ritmo agradável, sem atrasar as entregas.

Com um planejamento eficaz do que vai ser feito em cada dia, se trabalha o suficiente e, em seguida, é possível descansar, sabendo que o restante vai ser completado no período estipulado.

Planeje o que deve ser feito

Existe uma lista de afazeres e prazos que você deve cumprir, dessa forma, anote todos e suas devidas datas de entrega. Em seguida, divida as tarefas em várias atividades menores. Assim, você realiza o levantamento do que precisa executar e pode acompanhar a evolução.

Distribua o tempo

Sabendo o que fazer e quanto tempo você deseja se dedicar ao trabalho, programe as tarefas, tentando distribuí-las de modo homogêneo durante os dias, para não se sobrecarregar.

Não esqueça de separar um tempo para atividades urgentes que podem surgir e consumir sua atenção.

Assessoria contábil

Se deseja produtividade em sua vida ou empresa, conheça os serviços da MLoução Assessoria Contábil. São diversos serviços para otimizar a área contábil, fiscal e o departamento pessoal do seu negócio ou facilitar seus deveres fiscais! Clique aqui e saiba mais.