Uma das grandes vantagens dos chatbots diz respeito à facilidade de uso.

Sucesso e jornada do cliente tornaram-se termos comuns no dia a dia das empresas. Proporcionar eficiência, eficácia e objetividade ao mesmo vêm, cada vez mais, tornando-se palavras de ordem na nova era do relacionamento entre empresas e seus consumidores.

Os recursos tecnológicos que surgiram nos últimos anos mostraram-se bastante adequados a esse propósito e vários foram incorporados às estratégias de marketing e vendas de corporações de todos os tamanhos e segmentos.

Uma das inovações mais amplamente usadas, atualmente, pelas empresas para apoiar seu atendimento são os chatbots. Tido como um recurso que pode agilizar parte do atendimento, eles se popularizaram em vários setores e ganharam status importante junto aos clientes.

O que é um chatbot?

Palavra inglesa surgida da fusão das originais chat (conversa) e bot (robot – robô), os chatbots são programas que possibilitam ao cliente estabelecer um diálogo para com a empresa, marca ou produto por meio da troca de mensagens.

Dentro de uma linguagem mais técnica, trata-se de um sistema automatizado, cuja atuação se dá com aplicações de mensagens, nas quais estão incluídos texto, voz e recursos interativos.

Sua inserção nas redes sociais é ampla, permitindo a utilização pelos clientes no Facebook Messenger, Whatsapp, Skype e tantas outras.

Quais são seus principais usos?

Uma das grandes vantagens dos chatbots diz respeito à facilidade de uso. A outra é a grande versatilidade que ela proporciona às empresas. Alavancado por tais qualidades, o sistema pode ser empregado em várias situações na experiência do cliente, como as citadas abaixo:

– Atendimento ao cliente;

– Vendas;

– Engajamento;

– Geração de dados para Inteligência de Marketing.

É sempre pertinente lembrar que a inclusão de chatbots nos recursos de atendimento ao cliente não elimina, tampouco diminui a presença dos atendentes. A ação conjunta entre recursos humanos e automatizados visa a uma experiência mais positiva para o cliente. Não menos calorosa.

Por que usar chatbots nas empresas?

Com o intuito de potencializar o atendimento ao cliente, imprimindo a ele objetividade, clareza e precisão, bem como trabalhar na aquisição de novos consumidores, o recurso do chatbot oferece recursos para trazer as seguintes vantagens às empresas:

– Alimentação de clientes potenciais;

– Crescimento de vendas online;

– Qualificação dos clientes potenciais;

– Atendimento prático e eficiente;

– Realização de pesquisas de mercado.

É também muito importante que a empresa esteja bem estruturada em todas as suas áreas, a fim de que elas possam fornecer umas às outras a sinergia necessária para atingir seus objetivos.

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