O Bloco K é uma das partes constituintes do SPED Fiscal ICMS/IPI, que compõem o livro eletrônico de Registro de Controle da Produção e do Estoque. Este último, visa o lançamento das escrituras tributárias e os registros de aplicação interna da organização, homólogos às entradas e saídas, à produtividade, como também às quantidades relacionadas aos armazenamentos de produtos. Todo este procedimento do Bloco K que antes era realizado de forma manual, passou a utilizar os meios digitais para o preenchimento completo do documento, mas as atribuições e os propósitos do antigo Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque permanecem imutáveis.
O objetivo central do Bloco K é realizar uma gestão mais qualificada dos sistemas produtivos, permitindo melhor controle dos processos logísticos, como por exemplo, a rastreabilidade do produto, desde sua entrada no estabelecimento até o mesmo estar pronto para o consumo.
Quem precisa entregar o Bloco K?
O preenchimento e entrega do Bloco K é obrigatório apenas para estabelecimentos industriais, atacadistas e algumas outras organizações selecionadas pelo Fisco, que apresentem um faturamento anual a partir de 300 milhões de reais.
Isto significa que, corporações participantes da Divisão 23 e que fazem parte dos grupos 294 e 295 da Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE), possuem o compromisso de realizar a entrega do Bloco K completo no SPED fiscal.
Benefícios do Bloco K no SPED
Como o documento completo do Bloco K passou a ser preenchido e entregue de forma virtual, o mesmo tornou-se uma opção mais factível e favorável às instituições, proporcionando alguns benefícios a elas, dentre eles:
-
Diminuição de gastos com papel e impressão: O formato online do Bloco K, permitiu minimizar gastos com papel e impressão de documentos, além da otimização de espaço dentro dos escritórios com o armazenamento dos documentos em softwares, nos computadores.
-
Otimização no processo de fiscalização: O Bloco K permitiu que a fiscalização seja feita de forma mais assertiva, criando uma automatização contábil, tornando os processos mais práticos e trazendo uma maior velocidade no envio de informações através do documento virtual.
-
Simplificação no método de entrega: O processo de preenchimento dos documentos que antes era feito manualmente e, logo após a sua finalização, ainda era necessário realizar o envio dos mesmos via Correios. Agora, com o advento da tecnologia, permitiu com que os dados preenchidos sejam transmitidos instantaneamente por meio do envio pelo SPED fiscal, tornando o processo de entrega muito mais rápido e fácil.
-
Aumento no nível de segurança da instituição e da legislação federal: O Bloco K trouxe consigo uma parceria positiva entre corporação e Governo Federal e sua legislação. De um lado, os negócios passaram a transmitir mais confiança e segurança nas suas atividades realizadas, fortalecendo sua imagem e relevância. De outro, para o Governo Federal, facilitou o processo de monitoramento das empresas contra fraude e sonegação de impostos.
O que é o SPED?
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) vem com o intuito de, viabilizar a associação entre os fiscos, organizar e unificar as obrigações fiscais para os colaboradores e agilizar o processo de identificação de supostos crimes tributários.
Assessoria Contábil
A Philia Assessoria Contábil é uma empresa especializada em prestação de serviços contábeis para pessoas físicas e jurídicas. Com foco na qualidade nos serviços prestados, a Philia conta com uma equipe altamente qualificada e devidamente treinada, que trabalha de maneira estratégica para levar os melhores resultados aos clientes, com auxílio da tecnologia.
Saiba mais aqui.