Para entender melhor as diferenças, confira o que significa cada passo desse tipo de negociação.

Cada vez mais vemos o empreendedorismo ganhando espaço no mercado de trabalho brasileiro. Muitas pessoas deixam de trabalhar como empregados para abrir a sua empresa.

Ter o próprio negócio é o sonho de qualquer empreendedor. A liberdade de poder tomar as próprias decisões, direcionar o modo de trabalho conforme sua vontade, geralmente, é o que atrai mais gente para esse modo de produção. Entretanto, por diversos motivos, o empresário é motivado a se desfazer do ponto comercial. Quando as coisas não vão bem financeiramente ou aparece outra oportunidade, a saída é vender ou passar o ponto.

Você sabia que essas duas situações são completamente diferentes? O objetivo desse artigo é ajudar a entender sobre quando é possível passar ou vender o ponto comercial. Confira!

Por que algumas empresas vendem seus pontos comerciais?

Não é o desejo de ninguém reconhecer que seu negócio não deu certo. É um momento de crise pelo qual muitas pessoas, infelizmente, acabam passando. Seja por falta de planejamento, organização ou por um momento ruim do mercado, se desfazer daquilo que construiu torna-se uma opção quando não há mais outras possibilidades. Outras vezes, surge a oportunidade de novos negócios ou outras motivações.

Passar ou vender o ponto comercial significa fazer uma movimentação para amenizar prejuízos e reduzir riscos, podendo até dar uma nova oportunidade de o negócio continuar.

Diferenças

Vender a empresa significa se desfazer de todos os bens pertencentes a ela. É o ponto mais drástico quando um empresário percebe que não conseguirá mais manter as portas abertas, assim entendendo que apenas outra pessoa poderá ficar à frente dos trabalhos.

Quando se fala em passar o ponto comercial, a negociação é apenas pelo lugar onde a empresa fazia seus negócios, ou seja, da loja física.

Para entender melhor as diferenças, confira o que significa cada passo desse tipo de negociação:

  • Vender a empresa – negociar todos os bens, inclusive o seu ponto comercial, para um novo dono. A negociação pode envolver, até mesmo, a marca.
  • Passar o ponto comercial – negociar a loja física da empresa, mas manter a marca sob sua posse. A negociação pode envolver os bens da empresa, dependendo da futura atividade comercial exercida pelo novo dono.

O processo de vender a empresa acaba sendo mais lento do que o de passar o ponto, pois além de encontrar um comprador, é preciso passar toda a vida financeira, relatórios sobre produtos e clientela e as demais informações que forem solicitadas.

Passar o ponto é algo mais comum, pois funciona mais como uma relação imobiliária do que empresarial. É o direito de usar aquele ponto comercial, e não ser responsável pela empresa.

Seja para quem vai vender ou passar o ponto comercial, ter uma assessoria contábil para ajudar durante o processo é essencial para não cometer deslizes.

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