Esses dados servirão para mensurar quais as particularidades do seu negócio e os pontos que devem ser mais trabalhados.
A melhor maneira de gerir uma empresa, sem dúvida, é conhecendo a fundo a realidade do negócio. Só assim será possível se antecipar, analisar o período e construir passos cada vez mais sólidos para o crescimento.
Um empreendimento corporativo deve ser periodicamente avaliado, por isso é de extrema importância saber verificar os principais indicadores financeiros de uma empresa e, a partir disso, criar ações que possam potencializar os ganhos.
Indicadores financeiros nada mais são do que os números obtidos de uma empresa que auxiliam na construção de uma métrica, tendo base os períodos anteriores. Esses dados servirão para mensurar quais as particularidades do seu negócio e os pontos que devem ser mais trabalhados. Confira quais são os indicativos que merecem mais atenção dos empresários:
1 – Margem líquida
É a porcentagem do valor que a empresa recebe com a comercialização de um produto, depois que todos os gastos são descontados. Podemos chamar de índice da lucratividade do seu negócio. Deve ser trabalhada diretamente com a margem bruta.
2 – Margem Bruta
A margem bruta trabalha com o indicativo direto de quanto a empresa ganha com cada venda realizada. É ela que auxilia o empresário na hora de colocar preço em seu produto ou serviço.
3 – Margem EBITDA
Ela norteia a rentabilidade e a lucratividade operacional de acordo com a margem líquida.
4 – Margem operacional
Auxilia na métrica para dimensionar a dedução das despesas a cada R$1,00. Neste caso, não entra no cálculo o imposto de renda e despesas tidas como não operacionais.
5 – Custos variáveis e fixos
Os custos variáveis e fixos devem ser trabalhos juntos, para que se possa ter uma ideia completa do fluxo financeiro. Os custos variáveis são aqueles que mudam de acordo com a produtividade da empresa, como comissões e insumos. Já os fixos, são os custos contínuos e de longo tempo, como aluguel.
6 – Liquidez corrente
São os valores a curto prazo que a empresa tem para receber. Só é possível verificar tendo os dados do ativo circulante e o passivo circulante, que são os valores que já estão em poder da empresa e os que poderão ser acessados no período de 12 meses.
7- GAT (Giro do ativo total)
GAT é o indicativo que busca compreender se a empresa está utilizando de forma correta seus patrimônios e investimentos, ou seja, seus ativos, para gerar lucro.
8 – ROI (Retorno sobre o investimento)
O retorno sobre o investimento é um indicativo utilizado para medir a taxa de lucro ganho após uma aplicação financeira. Calculando ele, fica mais fácil perceber se as estratégias de crescimento dos negócios estão corretas ou não.
9 – ROE (Retorno sobre o patrimônio)
Já o retorno sobre o patrimônio trabalha exclusivamente na taxa de rentabilidade de seus recursos particulares. Ele ajuda a analisar se a empresa está crescendo com seus próprios bens.
Assessoria Contábil
Referência quando o assunto é contabilidade, a MLoução Assessoria Contábil trabalha diretamente com o desenvolvimento de negócios, legalização de empresas e estratégias comerciais. Com uma equipe qualificada e treinada para atender as mais diferentes demandas, a M Loução atua nos seguintes setores:
– Área Contábil;
– Área Trabalhista;
– Área Fiscal;
– Área Tributária.
Além disso, a M Loução presta consultorias personalizadas, desenvolvendo procedimentos e rotinas trabalhistas, orientações fiscais e o acompanhamento de todo o processo de legalização empresarial.
Para conhecer mais sobre a M Loução Assessoria Contábil, entre em contato pelo telefone (41) 3082-8862 ou clique aqui.