Confira a lista completa com as informações prioritárias na hora de declarar o imposto de renda.

Antes de iniciar o processo de declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 é importante que o contribuinte tenha em mãos toda a documentação referente aos rendimentos tributáveis e as deduções, para que o cálculo de restituição seja finalizado corretamente.

De posse desses comprovantes, o contribuinte poderá fazer o download e preencher o formulário disponibilizado pela Receita Federal. As informações prestadas devem estar corretas, pois qualquer incompatibilidade poderá resultar em fiscalização.

IRPF 2020: documentos necessários

Confira a lista completa com as informações prioritárias na hora de declarar o imposto de renda:

  • Declaração do ano anterior

Se a declaração do ano passado foi realizada no mesmo computador, possivelmente o contribuinte a terá em alguma pasta. O resgate deste arquivo agiliza o processo de preenchimento. Para quem não o localizar, será necessário solicitar na Receita Federal uma cópia do documento.

  • Informe de rendimento: empresarial

Emitido pelas empresas em que o contribuinte trabalhou ao longo do ano que passou, o informe de rendimento possui informações como o valor do salário, do 13 salário, das contribuições feitas ao INSS, entre outras.

  • Informe de rendimento: financeiro

Já o informe de rendimento financeiro apresenta as movimentações realizadas em bancos e corretoras. Para quem é aposentado ou pensionista do INSS, será necessário ter em mãos o extrato disponível no Portal da Previdência Social.

  • Comprovantes de despesas com educação e saúde

O contribuinte deve apresentar notas fiscais, recibos ou boletos pagos para que as despesas com escola e universidade sejam deduzidas. Cursos livres não entram nesta categoria. Na área de saúde, as deduções valem para planos de saúde, exames médicos e clínicas odontológicas.

  • Pagamento ou rendimento de aluguel

É preciso pedir na imobiliária o fornecimento de um documento que comprove em detalhe os valores pagos ou recebidos referentes ao aluguel.

  • CPF de todos os dependentes

Uma mudança significativa na entrega da declaração é que é fundamental que o contribuinte informe o CPF de todos os seus dependentes, independentemente da idade. Para quem não possui o documento, as Agências dos Correios, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil estão autorizadas a emiti-lo. Em caso de bebês, as certidões de nascimento já são impressas com o número.

Documentação de compra e venda de bens pessoais

Ao comprar ou vender bens pessoais como um carro, o contribuinte precisará apresentar o contrato firmado, o recibo e a nota fiscal do veículo. O mesmo vale para imóveis, porém neste caso será pedido a escritura.

  • Outros documentos

Para quem paga pensão alimentícia, recebeu alguma herança, fez empréstimo, consórcio ou doação no último ano, é importante separar toda a documentação e preencher com atenção o formulário. Um erro na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física pode gerar um problema ao contribuinte.

Assessoria Contábil

A MLoução Assessoria Contábil possui uma equipe treinada e preparada para atender pessoas físicas. Conheça nossos serviços:

– Entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF); Ganho de capital; Folha de pagamento pessoa física; Estudo tributário para inventário, entre outros. Clique aqui e saiba mais.