Que tal repaginar a sua empresa ou, quem sabe, abrir um novo negócio?

“Ano novo, vida nova”. O clássico bordão proferido todos os anos vale também para o mundo dos negócios. Muitas pessoas planejam, em um novo período que se inicia, abrir seu próprio empreendimento, modificá-lo e, até mesmo, mudar de ramo.

Porém, cada ano traz um cenário diferente para empresários e empreendedores. Em 2019, quais setores podem trazer um retorno satisfatório sobre o investimento? Por ser uma dúvida comum, este artigo irá ajudá-lo a analisar algumas tendências de negócios para o novo ano.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O mercado de alimentação saudável atravessa um momento bastante favorável para receber investimentos. Segundo a Euromonitor International, maior empresa independente de pesquisas de mercado no mundo, esse mercado cresceu, em média, 12,3% nos anos de 2012 a 2016. No Brasil, o faturamento do setor foi de R$ 93,6 bilhões em 2016.

O cenário favorável deu-se em virtude das informações sobre esses alimentos, antes escassas, terem se disseminado. Então, itens sem glúten, lactose, dietéticos ou lights passaram a ser conhecidos e compreendidos como sinônimo de saúde e vigor. A tendência é de alta e o risco é pequeno.

ECONOMIA COMPARTILHADA

Nos últimos anos nos acostumamos a ouvir sobre e a usar serviços como o Uber e o AirBnb. E todos acessíveis por meio de apps, e que podemos baixar de maneira rápida e simples por nossos celulares.

O motivo de sucesso desses empreendimentos pode ser explicado por uma palavra da moda: disrupção. Ou seja, uma quebra extrema de paradigmas. E, assim foi o que fizeram. Reinventaram formas de transporte público de pessoas e de se hospedar. Naturalmente, benefícios como praticidade, rapidez e simplicidade solidificaram a preferência do público por eles.

E, segundo a Consultoria PwC, a economia compartilhada deverá movimentar no mundo todo US$ 335 bilhões até 2015 – 20 vezes mais do que 2014. Então, encontrar um nicho mal atendido ou sequer atendido, e desenvolvedores, é a solução para um bom negócio.

REALIDADE VIRTUAL

Cada vez mais as empresas vêm desenvolvendo produtos e serviços que proporcionem às pessoas experiências cada vez mais realistas. Por meio da contínua melhoria da tecnologia o mercado despontou como muito promissor

E o espectro de aplicações é enorme: desde aparelhos de televisão que colocam o espectador dentro do filme, passando por imobiliárias, que podem fazer com que o cliente “caminhe” pelo apartamento que desejam com a tecnologia da RV.

Susan Ward, fundadora da Consultoria em TI Cypress Technologies, escreveu um artigo no qual aponta o mercado de Realidade Virtual como um dos mais promissores por apresentar sustentabilidade em longo prazo.

COACHING

O coaching tornou-se conhecido e popular no Brasil nos últimos anos por possibilitar o desenvolvimento de competências tanto no campo pessoal como no profissional. Por meio de técnicas motivacionais e planejamento a pessoa pode se aprimorar em um campo específico.

De acordo com a International Coaching Federation, em 2015 o faturamento global do setor foi de 2,3 bilhões de dólares. Um aumento de 18% comparado ao ano de 2011.

E o serviço pode ser aplicado a várias áreas: Administração, Psicologia, Educação, por exemplo. Se você tiver conhecimentos técnicos específicos é viável montar uma empresa de coaching. Mas, é necessário que você faça o curso específico. A boa notícia é que ele não é de longa duração.

E algo em comum para a boa gestão de qualquer negócio é a clareza e precisão de suas informações e o conhecimento por parte dos gestores de áreas como tributos, finanças, possuir certificações e contar com uma gestão contábil que transmita confiança.

A Kruger&Loução é um escritório de referência em assessoria contábil. Disponibiliza serviços nas áreas: Contábil, Fiscal, Trabalhista, Tributária, Legislação de empresas, Consultoria e também para pessoas físicas. Clique aqui e saiba mais.