Para que a ferramenta funcione de forma efetiva, é indispensável atenção nas principais etapas do processo.
Em um mercado extremamente competitivo, a assertividade na tomada de decisões é essencial para o desenvolvimento das organizações. Uma das ferramentas que auxiliam imensamente os gestores nessa etapa é o Dashboard. Apesar da coleta de dados ser importante, se não aplicada ou visualizada de forma precisa, serão apenas números. É nesse momento que o Dashboard se encaixa perfeitamente, transformando esses números em gráficos e tabelas, permitindo, assim, uma visualização mais concreta dos resultados.
Dashboard na prática
Para que a ferramenta funcione de forma efetiva, é indispensável atenção nas principais etapas do processo:
1 – Coleta de dados
Na etapa de coleta de dados é necessário que a empresa mantenha um controle total sobre seus resultados. Entradas, saídas, investimentos, retorno de capital aplicado, tudo precisa estar organizado em planilhas de forma correta para que nos processos futuros haja coerência nas informações obtidas. Um erro – mesmo que seja mínimo, como por exemplo no lançamento de um valor de entrada ou saída – influenciará o resultado na hora de visualizar os dados no Dashboard. Portanto, manter a disciplina em atualizar essas informações sempre que houver alteração e aplicá-las de forma correta, permitirá uma boa base de dados para se possa fazer um bom trabalho no momento de visualizá-las.
2 – Definição de objetivos
Este é o momento em que a empresa define que tipo de informações deseja visualizar e com qual objetivo. Um exemplo é um comércio que deseja saber sobre sua reputação nas redes sociais. É necessário a coleta de dados de todas as suas redes, sites de pesquisa, menções, comentários negativos, comentários positivos. Depois, é possível categorizar esses dados, focar em um público específico, saber qual o comportamento do público-alvo em relação ao seu serviço ou produto, como reage à concorrência. Traçar os objetivos permitirá que a aplicação no Dashboard seja produtiva e renda bons projetos.
3 – Aplicação do Dashboard
Após a coleta de dados e definição de objetivos, é hora de finalmente transformar os números em dados e informações que possibilitarão o gestor tomar decisões de forma mais assertiva. Por meio de gráficos e tabelas é possível uma visualização mais completa sobre as ações que renderam resultados positivos, as falhas, o que precisa ser melhorado, o que deve ser mantido. O Dashboard servirá como uma bússola indicando o caminho a ser seguido, mas dependerá dos profissionais decidirem como esse caminho será construído e percorrido.
O mercado se movimenta de forma muita rápida e é necessário estar atento a todas as atualizações para se manter sempre um passo à frente. Tão importante quanto se manter atualizado, é definir as ações da empresa baseadas em dados concretos e não somente em intuições ou achismos. Isso evita erros que possam afetar drasticamente o desenvolvimento empresarial. Quanto mais ciente o gestor estiver sobre seus números, dados e balanços, mais útil e rentável será seu projeto.
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